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Type: TCC
Title: Projeto de vigas pré-moldadas e protendidas tipo T invertido para utilização em edifícios
Title in English: Design of precast and prestressed inverted T beams for use in buildings
Authors: Menezes, Diêgo Matos
Advisor: Mota, Joaquim Eduardo
Keywords: Protensão;Vigas T invertido;Pré-moldado;Projeto
Issue Date: 2017
Citation: MENEZES, Diêgo Matos. Projeto de vigas pré-moldadas e protendidas tipo T invertido para utilização em edifícios. 2017. 69f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) − Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho trata do projeto e dimensionamento de vigas do tipo T invertido para utilização em edifícios residenciais ou comerciais. Objetiva-se analisar as diferentes situações de carga às quais a viga está sujeita desde sua produção na pista de protensão até seu uso final no edifício, utilizar os critérios de projeto previstos em norma e, assim, desenvolver o processo de cálculo e detalhamento dessas vigas. Toda a implementação é realizada numa planilha eletrônica do software Microsoft excel e, por fim, são feitos gráficos que buscam avaliar a relação entre vãos e cargas máximas e comparar esses resultados para edificações comerciais e residenciais, com base em critérios definidos no trabalho. Os resultados mostram-se coerentes com o que se espera e apresentam uma forma aceitável de automatizar o processo de detalhamento desse tipo de vigas.
Abstract: This work deals with the design and dimensioning of inverted T beams for use in residential or comercial buildings. The objective of this work is to analyze the different loading situations to which the beam is subjected since its production in the pretension lane until its final use in the building, use the design criteria foreseen in the brazilian norm and develop the calculation and detailing process of these beams. The entire implementation is carried out in a Microsoft Excel’s spreadsheet, and finally, graphs are made that try to evaluate the relationship between spans and maximum loads and compare these results for commercial and residential buildings, based on criteria defined in this work. The results are consistent with what is expected and present an acceptable way to automate the process of detailing this type of beams.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29490
Appears in Collections:ENGENHARIA CIVIL - Monografias

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