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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29489
Tipo: | TCC |
Título : | Modelagem da operação de uma parada de ônibus com o uso da microssimulação de tráfego |
Título en inglés: | Modeling the operation of a bus stop with the traffic microsequipment |
Autor : | Albino, Matheus Cavalcante |
Tutor: | Castro Neto, Manoel Mendonça de |
Palabras clave : | Transporte público;Microssimulação de tráfego;VISSIM |
Fecha de publicación : | 2017 |
Citación : | ALBINO, Matheus Cavalcante. Modelagem da operação de uma parada de ônibus com o uso da microssimulação de tráfego. 2017. 53f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) − Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | A microssimulação de tráfego se mostra uma importante ferramenta para o estudoda operação do transporte público. Esse tipo de transporte precisa ser muito bem estudado tendo em vista a influência que ele exerce na vida das pessoas e na sociedade. Assim, o trabalho apresenta como objetivo a modelagem da parada BRT: Estação North Shopping, localizada em Fortaleza, no Ceará, com o uso da microssimulação de tráfego a partir da utilização do softwareVISSIM. Primeiramente, foram feitas visitas em que foi possível o registro de informações inerentes ao entorno da parada BRT em estudo, às linhas de ônibus que operam na parada BRT e aos veículos que são utilizados. Posteriormente, foi feita uma coleta de dados em dias considerados típicos de serviço de maneira a obter, dentre outros parâmetros, o tempo parado na parada, os headwaysea quantidade de passageiros embarcando e desembarcando para cada linha de ônibus. Após isso, a rede pertencente ao estudo, contendo a parada BRTem análise, foi simulada com os dados de um dos dias de coleta por três métodos: distribuição de tempo,modelo avançado de passageiros eViswalk. O modelo representou bem a operação do dia 5 de setembro em que foi modelada a rede e foi validado com o uso do modelo em outro dia de coleta (14 de setembro), tendo como medida-alvo de desempenho o tempo parado das linhasda parada. Foi possível avaliar a operação da parada BRT em estudo a partir das médias dos tempos parado e dosheadwaysdas linhas, obtendo valoresque são abaixo do que geralmente se encontra na literatura para o horário em análise, mostrando que a operação está sendo bem realizada. Com o modelo validado, foi possível verificar as limitações do seu usoe estimar a operação em cenários futuros.Por fim, verificou-se a funcionalidade da microssimulação de tráfego na análise, planejamento e operação do sistema de transporte, devendo o usuário conhecer as limitações, premissas, vantagens e desvantagens dos modelos criados e o custo inerente aesse tipo de análise. |
Abstract: | Traffic microsimulation is an important tool for studying the operation of public transportation. This type of transport needs to be well studied in viewof the influence it has on people's lives and society. Thus, the objective of this work is to model the BRT: North Shopping Station, located in Fortaleza, Ceará, Brazil, using VISSIM traffic microscopic simulator. Firstly, field observations were made to collect the information about the surroundings of the BRT station under study, the bus lines operating at the BRT station, and the vehicles that are used. Subsequently, data were collected on days considered typical of service in order to obtain, among other parameters, the dwell time, the headways and the number of passengers boarding and alighting for each bus line. After that, the BRT station under analysis was simulated with data from one of the collection days by three methods provided by VISSIM: time distribution, advanced passenger model and Viswalk. The model simulated the operation of September 5th, and model was validated with data collected on September 14th, with the target performance measure being the bus dwell times. It was possible to evaluate the operation of the BRT stop under study from the means of the dwell times and the headways of the lines, obtaining values that are below what is usually found in the literature for the time in analysis, showing that the operation is being well performed. With the validated model, it was possible to verify the limitations of its use and to estimate the operation in future scenarios. Finally, the functionality of the traffic microsimulation was assessed for the analysis, planning, and operation of the transportation system, concluding that the user should be aware of the limitations, assumptions, advantages and disadvantages of the models created and the cost inherent to this type of tool. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29489 |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
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