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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29466
Tipo: | TCC |
Título: | Avaliação e inspeção da ponte de concreto armado da Avenida Paulino Rocha em Fortaleza-ce 2017 |
Título em inglês: | Evaluation and inspection of the concrete bridge of the Paulino Rocha Avenue in Fortaleza-ce 2017 |
Autor(es): | Cavalcante, Artur Costa |
Orientador: | Mota, Magnólia Maria Campêlo |
Palavras-chave: | Inspeções;Aparelhos de apoio;Modelagem em elementos finitos |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | CAVALCANTE, Artur Costa. Avaliação e inspeção da ponte de concreto armado da Avenida Paulino Rocha em Fortaleza-Ce 2017. 2017. 116f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) − Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumo: | A inspeção e avaliação do estado de conservação de uma obra de arte especial visa o prolongamento de sua vida útil, bem como o funcionamento e conforto adequado para seus usuários, haja vista que as mesmas possuem uma importância diária na vida das pessoas. Desse modo, objetivou-se nesse trabalho aplicar os critérios de avaliação descritos na NBR 9452 (2016) e modelagem em elementos finitos, a fim de analisar a condição em que se encontra uma ponte localizada na Avenida Paulinho Rocha em Fortaleza-CE.Primeiramente, realizaram-se duas visitas àponte, sendo uma como objetivo de cadastrá-la, no dia 08/04/2017, uma vez que não se teve acesso aobanco de dados da prefeitura,acerca de inspeções anteriorese outra, no dia 29/07/2017, com o intuito de acompanhar a evolução da situação em que a ponte se encontrava. Em ambas as inspeções, pode-se dizer que o estado da ponte não se modificou devido, possivelmente, ao intervalo de tempo ser considerado pequeno para apresentar mudanças significativas. As manifestações patológicas encontradas foram armaduras expostas em elementos da ponte, aparente esmagamento dos aparelhos de apoio, desgaste do paramentode concreto da ponte e algumas fissuras localizadas na superestrutura e no pavimento. Com base na NBR 9452(2016), classificou-se a ponte em relação aos parâmetros de funcionalidade, estruturale durabilidade, sendo as notas 4, 4, 3, respectivamente. Valendo citar que a ponte executa sua função, no entanto nesta encontram-se várias manifestações patológicas que são resultado direto de ausência de monitoramento e manutenção periódica, pois a mesma existe a mais de 30 anos e não colapsou nesse período. Com relação a modelagem em elementos finitos, utilizou-se dois softwares para analisar a influência dos aparelhos de apoio relativa aos esforços internos, simulando-se duas situações: uma situação inicial, a qual o aparelho de apoio funciona simplesmente apoiado, e uma situação atual de desgaste do mesmo, a qual este funciona como um engaste, haja vista que o aparelho de neoprene, inicialmente, permite rotações e translações e com o passar do tempo perde essa capacidade. É importante citar que aplicou-se os trens tipo TB-36 e TB-45 para ambas as situações. Ao executar-se os modelos para o TB-36, percebeu-se que o esforço cortante diminuiu ao longo do tempoentre 1,01 % e 267,59%. Já o esforço cortante para o mesmo trem-tipo, reduziu em alguns pontos da ponte, mas aumentou no pilares intermediários e em pontos próximos a este, sendo esse aumento de 58,72% a 76,64%. Os resultados para o TB-45 também seguiram a mesma lógica, no entanto a sobrecarga ao aplicar esse trem-tipo foi maior.Por fim, concluiu-se que a ponte necessita-se de um reparo em pontos de sua superestrutura, a fim de melhorar a durabilidade da mesma, e substituir os aparelhos de apoio ou aplicar um reforço estrutural nos apoios intermediários. |
Abstract: | Inspection and evaluation of the state of conservation of a special work of art aims at extending its useful life, as well as the proper functioning and comfort for its users, since they have a daily importance in the life of the people. In this way, the objective of this work was to apply the evaluation criteria described in NBR 9452 (2016) and finite element modeling, in order to analyze the condition of a bridge located at Avenida Paulinho Rocha in Fortaleza-CE. First, there were two visits to the bridge, one of which was to register it, on 04/08/2017, since there was no access to the city's database, about previous inspections and another one, in the day 07/29/2017, in order to follow the evolution of the situation in which the bridge was. In both inspections, it can be said that the state of the bridge did not change because possibly the time interval was considered small to present significant changes. The pathological manifestations were exposed reinforcements in bridgeelements, apparent crushing of the support devices, wear of the concrete face of the bridge and some cracks located in the superstructure and pavement. Based on NBR 9452(2016), the bridge was classified in terms of functionality, structural and durability, with notes 4, 4, 3, respectively. It is worth mentioning that the bridge performs its function, however in this there are several pathological manifestations that are a direct result of absence of monitoring and periodic maintenance, since it exists formore than 30 years and did not collapse during this period. With regard to finite element modeling, two softwares were used to analyze the influence of the support apparatus relative to the internal stresses, simulating two situations: an initial situation, to which the support apparatus operates simply supported, and a current situation of wear of the same, which acts as a crimping, since the neoprene device initially allows rotations and translations and over time loses that capacity. It is important to mention that trains type TB-36 and TB-45 were applied for both situations. When the models for the TB-36 were executed, it was noticed that the shear stress decreased over time between 1.01% and 267.59%. On the other hand, the cutting effort for the same type train reduced in some points of the bridge, but increased in the intermediate pillars and in points close to this one, being this increase from 58.72% to 76.64%. The results for TB-45 also followed the same logic, however the overhead of applying this type train was greater. Finally, it was concluded that the bridge needs a repair in points of its superstructure, in order to improve the durability of the bridge, and replace the supporting appliances or apply a structural reinforcement in the intermediate supports. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29466 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
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