Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2935
Type: Artigo de Periódico
Title: Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em Escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza
Authors: Lima, Marcos Antônio Martins
Marinho, Ana Edwiges Sousa
Keywords: Sociologia;Sociologia clássica;Sociologia da educação
Issue Date: 2010
Publisher: Cadernos de Educação
Citation: LIMA, Marcos Antônio Martins de; MARINHO, Ana Edwiges Sousa. Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em escolas da rede pública municipal de Fortaleza. Cadernos de Educação, Fortaleza, n.1, 2010, p. 36-54.
Abstract in Brazilian Portuguese: Diretamente influenciada pela Sociologia da Educação, a prática pedagógica utilizada nas salas de aula confirma diversos preceitos sociológicos defendidos pelo que se conhece por Tríade Sociológica Clássica, a qual reúne os postulados dos cientistas sociais Émile Durkheim (1858-1917), Max Weber (1864-1920) e Karl Marx (1818-1883) no que concerne ao estudo dos fenômenos sociais preexistentes na sociedade e, não por acaso, estendidos à escola. Dessa forma, pretende-se apontar a abrangência dessa influência no contexto das escolas estudadas, revelando-se quais os aspectos apresentam maior pertinência no âmbito da sociologia educacional e que influem invariavelmente no cotidiano dos alunos da rede pública municipal de Fortaleza-CE aqui entrevistados.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2935
Appears in Collections:DFE - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_art_MAMLima e AESMarinho.pdf196,56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.