Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2935
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em Escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza |
Autor(es): | Lima, Marcos Antônio Martins Marinho, Ana Edwiges Sousa |
Palavras-chave: | Sociologia;Sociologia clássica;Sociologia da educação |
Data do documento: | 2010 |
Instituição/Editor/Publicador: | Cadernos de Educação |
Citação: | LIMA, Marcos Antônio Martins de; MARINHO, Ana Edwiges Sousa. Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em escolas da rede pública municipal de Fortaleza. Cadernos de Educação, Fortaleza, n.1, 2010, p. 36-54. |
Resumo: | Diretamente influenciada pela Sociologia da Educação, a prática pedagógica utilizada nas salas de aula confirma diversos preceitos sociológicos defendidos pelo que se conhece por Tríade Sociológica Clássica, a qual reúne os postulados dos cientistas sociais Émile Durkheim (1858-1917), Max Weber (1864-1920) e Karl Marx (1818-1883) no que concerne ao estudo dos fenômenos sociais preexistentes na sociedade e, não por acaso, estendidos à escola. Dessa forma, pretende-se apontar a abrangência dessa influência no contexto das escolas estudadas, revelando-se quais os aspectos apresentam maior pertinência no âmbito da sociologia educacional e que influem invariavelmente no cotidiano dos alunos da rede pública municipal de Fortaleza-CE aqui entrevistados. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2935 |
Aparece nas coleções: | DFE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_art_MAMLima e AESMarinho.pdf | 196,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.