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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Relacionamento de preços dos principais produtos comercializados entre o mercado produtor de Tianguá e mercados atacadistas de Fortaleza e Teresina
Autor(es): Tabosa, Francisco José Silva
Araujo, Jair Andrade de
Khan, Ahmad Saeed
Mayorga Mera, Ruben Dario
Palavras-chave: Integração de mercado;Modelo VAR;Ibiapaba;Fortaleza;Teresina
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Revista Econômica do Nordeste
Citação: TABOSA, Francisco José Silva; ARAÚJO, Jair Andrade de; KHAN, Ahmad Saeed; MAYORGA MERA, Ruben Dario. Relacionamento de preços dos principais produtos comercializados entre o mercado produtor de Tianguá e mercados atacadistas de Fortaleza e Teresina. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v.43, n. 1 p. 171-185, 2012.
Resumo: Analisa o relacionamento de preços dos principais produtos comercializados entre o mercado produtor de Tianguá, na Ibiapaba(CE), e os mercados atacadistas de Fortaleza e Teresina, Piauí, utilizando séries semanais de preços obtidos da Ceasa. Para isto, foram realizados testes de raiz unitária e utilizado o Modelo VAR, com a aplicação do Teste de causalidade de Granger/Teste de Wald para exogeneidade por blocos, Decomposição de Variância e Impulso-Resposta. Os resultados mostra que o mercado do maracujá e tomate Fortaleza apresentou-se como mercado independente, exercendo forte influência sobre os mercados da Ibiapaba e Teresina. No entanto, no mercado do pepino, foi Teresina que se apresentou como mercado independente, exercendo forte influência sobre os mercados de Fortaleza e Ibiapaba.
Abstract: This paper analyzes the price relationship of main nproducts commercialized between the producer market of Tianguá in Serra of Ibiapaba/CE and the wholesale markets of Fortaleza/CE and Teresina/PI using the weekly price series obtained by Ceasa. For this, tests were made of unit roots and the VAR Model was used with the application of Granger Causality Test/ the Wald for blocks exogeinity Test, the Variance Decomposition and Impulse Response. The results show that in the passion fruit and tomato markets, Fortaleza showed as independent market, with strong influence over Ibiapaba and Teresina markets. However, in the cucumber market, Teresina showed as independent market with strong influence over Ibiapaba and Fortaleza markets.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2932
ISSN: 0100-4956
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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