Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2932
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTabosa, Francisco José Silva-
dc.contributor.authorAraujo, Jair Andrade de-
dc.contributor.authorKhan, Ahmad Saeed-
dc.contributor.authorMayorga Mera, Ruben Dario-
dc.date.accessioned2012-07-02T14:04:15Z-
dc.date.available2012-07-02T14:04:15Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationTABOSA, Francisco José Silva; ARAÚJO, Jair Andrade de; KHAN, Ahmad Saeed; MAYORGA MERA, Ruben Dario. Relacionamento de preços dos principais produtos comercializados entre o mercado produtor de Tianguá e mercados atacadistas de Fortaleza e Teresina. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v.43, n. 1 p. 171-185, 2012.pt_BR
dc.identifier.issn0100-4956-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2932-
dc.description.abstractThis paper analyzes the price relationship of main nproducts commercialized between the producer market of Tianguá in Serra of Ibiapaba/CE and the wholesale markets of Fortaleza/CE and Teresina/PI using the weekly price series obtained by Ceasa. For this, tests were made of unit roots and the VAR Model was used with the application of Granger Causality Test/ the Wald for blocks exogeinity Test, the Variance Decomposition and Impulse Response. The results show that in the passion fruit and tomato markets, Fortaleza showed as independent market, with strong influence over Ibiapaba and Teresina markets. However, in the cucumber market, Teresina showed as independent market with strong influence over Ibiapaba and Fortaleza markets.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Econômica do Nordestept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntegração de mercadopt_BR
dc.subjectModelo VARpt_BR
dc.subjectIbiapabapt_BR
dc.subjectFortalezapt_BR
dc.subjectTeresinapt_BR
dc.titleRelacionamento de preços dos principais produtos comercializados entre o mercado produtor de Tianguá e mercados atacadistas de Fortaleza e Teresinapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAnalisa o relacionamento de preços dos principais produtos comercializados entre o mercado produtor de Tianguá, na Ibiapaba(CE), e os mercados atacadistas de Fortaleza e Teresina, Piauí, utilizando séries semanais de preços obtidos da Ceasa. Para isto, foram realizados testes de raiz unitária e utilizado o Modelo VAR, com a aplicação do Teste de causalidade de Granger/Teste de Wald para exogeneidade por blocos, Decomposição de Variância e Impulso-Resposta. Os resultados mostra que o mercado do maracujá e tomate Fortaleza apresentou-se como mercado independente, exercendo forte influência sobre os mercados da Ibiapaba e Teresina. No entanto, no mercado do pepino, foi Teresina que se apresentou como mercado independente, exercendo forte influência sobre os mercados de Fortaleza e Ibiapaba.pt_BR
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_fjstabosa.pdf793,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.