Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29310
Tipo: Dissertação
Título : Análise do processo migratório na Região Metropolitana de Fortaleza
Autor : Alves, Carlos Alberto Alcântara
Tutor: Arraes, Ronaldo de Albuquerque e
Palabras clave : Mercado de trabalho;Migração
Fecha de publicación : 1993
Citación : ALVES, Carlos Alberto Alcântara. Análise do processo migratório na Região Metropolitana de Fortaleza. 1993. 116f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza (Ce), 1993.
Resumen en portugués brasileño: A presente dissertação tem como objetivo contrastar as condições sócio-econômicas dos indivíduos migrantes com os não-migrantes residentes na Região Metropolitana de Fortaleza nos anos de 1986 e 1990, tendo por base as varlavelS sexo, idade, educação e rendimento. Utilizou-se dados de amostras representativas a nível individual, extraídas de pesquisas realizadas pelo SINE/CE. O estudo evidencia que as causas de migração, em ambos períodos considerados, são as seguintes por ordem de importância: falta de emprego, falta de escola e seca no setor de origem. Observou-se que, do contingente migrante há um fluxo mais intenso de indivíduos mais jovens independente do sexo, porem, no total, o contingente feminino seja maior. Constatou-se que os migrantes apresentam um menor nível de qualificação formal, comparados aos não-migrantes, e que eles ao chegarem na região de destino (RMF) passam por um processo seletivo no que se refere as oportunidades no mercado de trabalho, proporcionando-lhes rendimentos mais baixos relativos aos não-migrantes.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29310
Aparece en las colecciones: CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1993_dis_caaalves.pdf48,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.