Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2929
Type: Artigo de Periódico
Title: A Cultura do mamão em municípios selecionados do extremo sul da Bahia: análise do índice tecnológico da comercialização e do custo social das perdas
Authors: Araújo, Antônio Carlos de
Silva, Lúcia Maria Ramos
Khan, Ahmad Saeed
Araújo, Leonardo Ventura de
Keywords: Tecnologia;Comercialização;Custo social;Bahia
Issue Date: 2010
Publisher: Revista Econômica do Nordeste
Citation: ARAÚJO, Antonio Carlos de; SILVA, Lúcia Maria Ramos; KHAN, Ahmad Saeed; ARAÚJO, Leonardo Ventura de. A Cultura do mamão em municípios selecionados do extremo sul da Bahia: análise do índice tecnológico da comercialização e do custo social das perdas. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v.41, n.4, p.699-714, out./dez.,2010.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho tem como objetivo identificar o nível tecnológico, alguns aspectos da comercialização e o custo social da perdas resultantes do desperdício da cadeia produtiva do mamão. Os dados foram coletados em nível de produtor, atacadista, varegista e consumidor. Dentre os resultados citam-se: o índice tecnológico para a cultura do mamão observado foi de 0,756, considerado um ótimo padrão tecnológico, segundo a classificação adotada. Os principais fatores condicionantes da adoção tecnológica são: o crédito agrícola, o nível de escolaridade do produtor e o número de anos na atividade. Os varegistas correspondem ao segmento do canal de comercialização do mamão que fica com maior fatia das margens de vendas, embora os atacadistas comercializem maiores volumes. O custo social das perdas de produção que ocorrem da colheita até o consumidor corresponde a 50 milhões de reais, constituindo-se em um importante custo para a sociedade.
Abstract: This work aims to identify the technological level, some aspects of commercialization and social cost of losses from waste in the production chain of papaya. Data were collected at the producer, wholesaler, retailer and consumer levels. Among the results, it is worth to cite: the observed technology index for papaya cropping was 0.756, considered an optimal technological standard, according to the classification adopted. The main conditioning factors of technology adoption are: agricultural credit, the level of education and number of years in the business. Retailers are the segment of the papaya marketing channel that collect the larger sales o margin, although wholesalers commercialize larger volumes. The social cost of production losses that occur from harvest to the consumer is 50 million Reais, becoming an important cost to society.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2929
ISSN: 0100-4956
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DEA - Artigos publicados em revista científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_art_acaraujo.pdf644,2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.