Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2929
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A Cultura do mamão em municípios selecionados do extremo sul da Bahia: análise do índice tecnológico da comercialização e do custo social das perdas
Autor(es): Araújo, Antônio Carlos de
Silva, Lúcia Maria Ramos
Khan, Ahmad Saeed
Araújo, Leonardo Ventura de
Palavras-chave: Tecnologia;Comercialização;Custo social;Bahia
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: Revista Econômica do Nordeste
Citação: ARAÚJO, Antonio Carlos de; SILVA, Lúcia Maria Ramos; KHAN, Ahmad Saeed; ARAÚJO, Leonardo Ventura de. A Cultura do mamão em municípios selecionados do extremo sul da Bahia: análise do índice tecnológico da comercialização e do custo social das perdas. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v.41, n.4, p.699-714, out./dez.,2010.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar o nível tecnológico, alguns aspectos da comercialização e o custo social da perdas resultantes do desperdício da cadeia produtiva do mamão. Os dados foram coletados em nível de produtor, atacadista, varegista e consumidor. Dentre os resultados citam-se: o índice tecnológico para a cultura do mamão observado foi de 0,756, considerado um ótimo padrão tecnológico, segundo a classificação adotada. Os principais fatores condicionantes da adoção tecnológica são: o crédito agrícola, o nível de escolaridade do produtor e o número de anos na atividade. Os varegistas correspondem ao segmento do canal de comercialização do mamão que fica com maior fatia das margens de vendas, embora os atacadistas comercializem maiores volumes. O custo social das perdas de produção que ocorrem da colheita até o consumidor corresponde a 50 milhões de reais, constituindo-se em um importante custo para a sociedade.
Abstract: This work aims to identify the technological level, some aspects of commercialization and social cost of losses from waste in the production chain of papaya. Data were collected at the producer, wholesaler, retailer and consumer levels. Among the results, it is worth to cite: the observed technology index for papaya cropping was 0.756, considered an optimal technological standard, according to the classification adopted. The main conditioning factors of technology adoption are: agricultural credit, the level of education and number of years in the business. Retailers are the segment of the papaya marketing channel that collect the larger sales o margin, although wholesalers commercialize larger volumes. The social cost of production losses that occur from harvest to the consumer is 50 million Reais, becoming an important cost to society.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2929
ISSN: 0100-4956
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_art_acaraujo.pdf644,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.