Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29269
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barbosa, Maria José | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Samara Diógenes | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-26T11:21:58Z | - |
dc.date.available | 2018-01-26T11:21:58Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Pinheiro, S. D.; Barbosa, M. J. (2013) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29269 | - |
dc.description | PINHEIRO, Samara Diógenes. A reinserção social através do esporte no sistema penitenciário do Ceará. 2013. 48f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2013. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Esporte | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A reinserção social através do esporte no sistema penitenciário do Ceará | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente monografia busca investigar as contribuições da Educação Formal para sentenciados educandos das Unidades Prisionais de modo a contemplar as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal do ensino, tendo como objetivo a maior reinserção social dos sentenciados, demonstrando assim que o esporte também tem suas contribuições no processo de desenvolvimento e aprendizagem, na perspectiva de compreender que o educando deve ser desenvolvido de forma integral nas aulas de educação física. Para desenvolvê-la, tomaram-se como fundamentação teórica obras dos autores: Barreiros (2011); Costallat (1983) e Freire (1989); Gallahue e Ozmun (2003); Le Bouch (1983); Zanon e Rocha Jr. (2000); Betti (1999), Coutinho (2001); Daiuto (1974); Darido e Rangel (2005); Molina Neto (1996); Tani (1998) e Tubino (1999), artigos científicos, revistas e textos disponíveis na internet que tratam do desenvolvimento motor, psicomotor, de esporte, de procedimentos didático-metodológicos do ensino e da postura reflexiva do professor, além de práticas e vivências de cunho exploratório. Ressalta-se que os Parâmetros Curriculares Nacionais basearam essa pesquisa, para que se propusessem aulas com as três dimensões e o uso dos temas transversais. Essa pesquisa permitiu constatar que: (1) A Educação Física pode ser ensinada como esporte/educação, como modalidade educativa e não somente para prática e apropriação de técnicas; (2) O professor precisa ter postura crítica e reflexiva sobre seu trabalho para ampliar o ensino nas escolas, sejam elas regulares ou prisionais; (3) As aulas deverão ser planejadas visando à utilização concomitante das três dimensões do ensino: conceitual, procedimental e atitudinal; (4) Os temas transversais auxiliam para ampliar o ensino do esporte nas escolas. Confirma-se a necessidade de preparar professores para a organização de aulas de educação física escolar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEJAPSP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_sdpinheiro.pdf | 162,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.