Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29269
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Maria José-
dc.contributor.authorPinheiro, Samara Diógenes-
dc.date.accessioned2018-01-26T11:21:58Z-
dc.date.available2018-01-26T11:21:58Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationPinheiro, S. D.; Barbosa, M. J. (2013)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29269-
dc.descriptionPINHEIRO, Samara Diógenes. A reinserção social através do esporte no sistema penitenciário do Ceará. 2013. 48f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA reinserção social através do esporte no sistema penitenciário do Cearápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente monografia busca investigar as contribuições da Educação Formal para sentenciados educandos das Unidades Prisionais de modo a contemplar as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal do ensino, tendo como objetivo a maior reinserção social dos sentenciados, demonstrando assim que o esporte também tem suas contribuições no processo de desenvolvimento e aprendizagem, na perspectiva de compreender que o educando deve ser desenvolvido de forma integral nas aulas de educação física. Para desenvolvê-la, tomaram-se como fundamentação teórica obras dos autores: Barreiros (2011); Costallat (1983) e Freire (1989); Gallahue e Ozmun (2003); Le Bouch (1983); Zanon e Rocha Jr. (2000); Betti (1999), Coutinho (2001); Daiuto (1974); Darido e Rangel (2005); Molina Neto (1996); Tani (1998) e Tubino (1999), artigos científicos, revistas e textos disponíveis na internet que tratam do desenvolvimento motor, psicomotor, de esporte, de procedimentos didático-metodológicos do ensino e da postura reflexiva do professor, além de práticas e vivências de cunho exploratório. Ressalta-se que os Parâmetros Curriculares Nacionais basearam essa pesquisa, para que se propusessem aulas com as três dimensões e o uso dos temas transversais. Essa pesquisa permitiu constatar que: (1) A Educação Física pode ser ensinada como esporte/educação, como modalidade educativa e não somente para prática e apropriação de técnicas; (2) O professor precisa ter postura crítica e reflexiva sobre seu trabalho para ampliar o ensino nas escolas, sejam elas regulares ou prisionais; (3) As aulas deverão ser planejadas visando à utilização concomitante das três dimensões do ensino: conceitual, procedimental e atitudinal; (4) Os temas transversais auxiliam para ampliar o ensino do esporte nas escolas. Confirma-se a necessidade de preparar professores para a organização de aulas de educação física escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:EEJAPSP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_sdpinheiro.pdf162,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.