Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2925
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gomes, Maria das Graças | - |
dc.contributor.author | Melo, Darcilio Dutra de | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-02T13:32:52Z | - |
dc.date.available | 2012-07-02T13:32:52Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Darcilio Dutra de. Facilitação da aprendizagem do modelo atômico integrando-se o uso pedagógico de tecnologia digital. 2012. 73f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2925 | - |
dc.description.abstract | We have searched to detect and discuss the most relevant conceptions, that the students from high school second grade about the conceptions involving the theme Evolution of the Atomic Models, searching to analyze the greater difficulties felt from the detected conceptions and develop a proposal of teaching-learning strategies of the referred concepts, with the use of new media. We have developed the study of this research-action with students from the high school second grade of Celso Alves de Araújo State School, from Cedro City, CE, with which the presented proposals were discussed, after a process of reflection, mediated by the teacher, it was evidenced the manner in which students conceive the submicroscopic concepts. From then, the suggested strategy was the one based on the use of images in order to facilitate and stimulate the retention of what was learned, since the image activates several brain abilities which stimulate and promote the creative thinking, helping thus on the memorization, since It has been proved that images are more memorable than words. We have developed collaboratively a class about the Evolution of Atomic Models using the software Visual Class, since it counts on the easiness of being able to be used without programming previous knowledge. The accomplishment of this task increased a lot the students‟ motivation, because they could express the studied concepts, in such a manner closer to their sensitiveness, since it demanded from them a deeper study and research on the subject. It was verified, through the use of conceptual maps, that the information received by them turned into more effective learning than when this same information are passed traditionally. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Facilitação da aprendizagem do modelo atômico integrando-se o uso pedagógico de tecnologia digital | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A pesquisa desenvolvida teve como objetivo contribuir com o ensino-aprendizagem da Química, oferecendo elementos ao professor que possam facilitar e auxiliar na elaboração do conhecimento sobre a evolução dos modelos atômicos. Desenvolveu-se o estudo com alunos do 2º ano médio do Colégio Estadual Celso Alves de Araújo, da cidade de Cedro, Estado do Ceará, com os quais foram discutidas as propostas apresentadas, após uma reflexão, mediada pelo professor, tendo sido evidenciada a maneira como os alunos concebem os conceitos submicroscópicos. Desde então, a estratégia sugerida foi a fundamentada no uso de imagens para facilitar e estimular a retenção do que foi aprendido. Procurou-se detectar e discutir as concepções mais relevantes acerca dos conceitos envolvendo o tema Evolução dos Modelos Atômicos, buscando analisar as maiores dificuldades sentidas com origem nas concepções detectadas e desenvolver uma proposta de estratégias de ensino-aprendizagem dos referidos conceitos, com uso de novas mídias. Desenvolveu-se, colaborativamente, uma aula sobre a Evolução dos Modelos Atômicos, usando o software Visual Class. A realização deste trabalho aumentou a motivação dos alunos, pois demandou da parte deles estudos e pesquisa mais aprofundados acerca do assunto. Ficou constatado, pelo uso de mapas conceituais, que as informações recebidas por eles se transformaram em aprendizado, mais eficientemente do que quando essas mesmas informações foram repassadas de maneira tradicional. | pt_BR |
dc.title.en | Facilitating the learning of the atomic model integrating the pedagogical use of digital technology | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_dis_ddmelo.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.