Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29250
Tipo: TCC
Título: A capoeira como conteúdo escolar e a integração do aluno na EJA - estudo de caso do Centro Educacional Aloísio Lorscheider (CECAL)
Autor(es): Souza, Jacqueline Emanuelle de
Orientador: Costa, Aldir Dantas da
Palavras-chave: Capoeira;Escola;EJA
Data do documento: 2012
Citação: Souza, J. E.; Costa, A. D. (2012)
Resumo: O estudo refere-se a capoeira, como complexo curricular nas aulas, isto tem provocado embate entre os educadores e a escola.È Importante o conteúdo desta modalidade, já que vivemos numa sociedade preconceituosa de valores e definições que torna essa prática excluída por pensamentos racistas. A pesquisa apresenta como objetivo geral mostrar como a capoeira (como conteúdo escolar) pode ser um ato de integração do aluno na aula da EJA. A pesquisa buscou também contextualizar a capoeira na escola, pois a inserção deste conteúdo, enquanto finalidades educacionais, deve ser desenvolvida com foco nas aulas de exercícios físicos. Na metodologia usou-se pesquisa bibliográfica e de campo, cujos instrumentos foram aplicadas no CECAL Como conclusão a capoeira serve como fator de integração quando há intencionalidade do professor em desenvolver este conteúdo.
Descrição: SOUZA, Jacqueline Emanuelle de. A capoeira como conteúdo escolar e a integração do aluno na EJA - estudo de caso do Centro Educacional Aloísio Lorscheider (CECAL). 2012. 47f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29250
Aparece nas coleções:EEJAPSP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_jesouza.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.