Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29173
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Lá onde eu tava num tinha futuro: migração sertão – cidade de Sobral 1950 – 1980
Autor : Adrião, Maria Antonia Veiga
Palabras clave : Migração;Cultura;Trabalho
Fecha de publicación : 2015
Editorial : Aedos: Revista do Corpo Discente do PPG – História Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Citación : ADRIAO, Maria Antonia Veiga. Lá onde eu tava num tinha futuro: migração sertão – cidade de Sobral 1950 – 1980. AEDOS: Revista do Corpo Discente do PPG – História Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, v. 7, n. 17, p. 322-341, dez. 2015.
Resumen en portugués brasileño: Analisamos neste artigo algumas questões que observamos na pesquisa sobre o movimento migratório realizado por agricultores sem posses, moradores do Sertão Norte do Estado do Ceará entre 1950 – 1980, hoje residentes na cidade de Sobral, igualmente situada nessa região. Entrevistamos vinte sete migrantes entre homens e mulheres, porém, trouxemos para examinar o ponto de vista dos migrantes sobre a situação de morador e trabalhador dependente do sistema de propriedade privada da terra, apenas um migrante, que nos ajudou a cogitar através de suas recordações e interpretação do vivido, as pelejas para superar as dificuldades, as insatisfações e as crises entre proprietários e moradores que provocavam deslocamentos. Examinamos também, não a título de comprovação do vivido ou recordado, todavia, para refletirmos sobre essa cultura, um periódico, relatórios censitários e escolares.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29173
ISSN : 1984-5634
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGH - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_art_ mavadriao.pdf492,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.