Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29168
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Qualidade da educação nas escolas públicas no Brasil: uma análise da relação investimento por aluno e desempenho nas avaliações nacionais |
Título en inglés: | Quality of education in public schools in Brazil: an analysis of the correlation between investment per student and performance in the national assessments |
Autor : | Moraes, Joysi Dias, Bruno Francisco Batista Mariano, Sandra Regina Holanda |
Palabras clave : | Educação básica;Indicadores Educacionais;Educação Básica - avaliação |
Fecha de publicación : | 2017 |
Editorial : | Carlos Adriano Santos Gomes |
Citación : | MORAES, Joysi; DIAS, Bruno Francisco Batista; MARIANO, Sandra Regina Holanda. Qualidade da educação nas escolas públicas no Brasil: uma análise da relação investimento por aluno e desempenho nas avaliações nacionais. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 15, n. 3, p. 34-65, set/dez. 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | Neste artigo, adotou-se a perspectiva econômica da educação. Esta abordagem assume que a qualidade do ensino pode ser mensurada pela eficácia do uso dos recursos disponíveis. Assim, foi analisada a correlação entre investimento por aluno no ensino fundamental, de 2005 a 2015 (desde o início da série histórica à última avaliação), e os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada estado. Na análise por região (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), as redes de ensino que melhor utilizaram os recursos disponíveis foram as de Roraima, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais e Paraná. No ranking nacional, apenas nos estados de Minas Gerais, Pernambuco e Goiás, verificou-se correlação entre a melhoria da aprendizagem dos estudantes, medida pelo Ideb, e o aumento do investimento por aluno. |
Abstract: | In this article, we adopted the economic perspective of education. This approach assumes that the quality of education can be measured by the effectiveness of the use of available resources. The correlation between investment per pupil in primary education, from 2005 to 2015 (from the beginning of the historical series to the last evaluation), and the outcome of the students in the evaluation of the Development Index of Basic Education (Ideb) in each state was analyzed. In the analysis per region (North, Northeast, Center-West, Southeast and South), the educational systems that used the available resources in the best manner were those of Roraima, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais and Paraná states. Only in the states of Minas Gerais, Pernambuco and Goiás, there was a correlation between the improvement of student learning, as measured by Ideb, and the increase in investment per student. |
Resumen en español: | En este artículo, hemos adoptado el punto de vista económico de la educación. Este enfoque asume que la calidad de la educación se puede medir mediante el uso eficaz de los recursos disponibles. De este modo, se analizó la correlación entre la inversión por estudiante en la educación primaria, de 2005 a 2015 (desde el comienzo de la serie hasta la última evaluación), y los resultados de rendimiento de los estudiantes obtenidos en el Índice de Desarrollo la Educación Básica (Ideb) en cada estado. En el análisis por regiones (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste y Sur), los sistemas educativos que mejor se utilizaron los recursos disponibles son los de Roraima, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais y Paraná. En el ranking nacional, solamente en Minas Gerais, Pernambuco y Goiás, hay correlación entre la mejora de aprendizaje de los estudiantes, medido por el Ideb, y el aumento de la inversión por estudiante. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29168 |
Aparece en las colecciones: | FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_jmoraes.pdf | 962,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.