Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29058
Tipo: | Dissertação |
Título : | Educação ambiental e sua relação com atitudes, valores e comportamentos ambientalmente responsáveis dos indivíduos de uma instituição pública federal de ensino |
Autor : | Silva, Adriano Monteiro da |
Tutor: | Rebouças, Sílvia Maria Dias Pedro |
Palabras clave : | Educação ambiental;Valores sociais;Análise fatorial |
Fecha de publicación : | 2014 |
Citación : | SILVA, Adriano Monteiro da. Educação ambiental e sua relação com atitudes, valores e comportamentos ambientalmente responsáveis dos indivíduos de uma instituição pública federal de ensino. 2014. 98 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2014. |
Resumen en portugués brasileño: | Entende-se a Educação Ambiental como os processos por meio dos quais os homens e a sociedade edificam valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. É a partir da inserção da Educação Ambiental no processo educativo que a construção de valores, atitudes, habilidades e competências são construídas para que o indivíduo possa atuar de forma proativa na proteção do meio ambiente. Valores e atitudes, nesse sentido, são os construtos psicológicos apontados pela literatura como preditores de comportamentos. Baseado nisto, esta pesquisa visa responder ao seguinte problema de pesquisa: qual a relação existente entre a percepção da Educação Ambiental e os valores, as atitudes e os comportamentos ambientalmente responsáveis dos indivíduos de uma Instituição Pública Federal de Ensino (IPFE)? Nesse sentido, este trabalho consiste em examinar as relações existentes entre aqueles construtos psicológicos e a Educação Ambiental de alunos e servidores de uma IPFE, por meio de um questionário eletrônico aplicado aos alunos e servidores da Instituição. A análise dos dados foi realizada através de estatística descritiva, análise fatorial exploratória e confirmatória, da técnica de modelagem de equações estruturais, testes t para amostras independentes, análises de variância e árvores de regressão. Os resultados da pesquisa apontam para uma correlação significativa entre a percepção da Educação Ambiental e a maioria das dimensões dos construtos dos valores, atitudes e comportamentos ambientalmente responsáveis. Os mesmos resultados ainda mostram coerência entre as análises fatoriais, apresentando encaixe entre a literatura e o que se pretende discutir. Esses resultados contribuem para entender o comportamento dito como ambientalmente responsável dos indivíduos de uma Instituição Pública Federal de Ensino, frente à percepção que têm da Educação Ambiental. Nesta pesquisa, foram encontradas, ainda, relações significativas entre os valores, atitudes e comportamentos. A partir dos resultados apresentados nesta pesquisa, pode-se traçar estratégias para o ensino, pesquisa, extensão, capacitação e conscientização dos futuros técnicos, bacharéis e tecnólogos e demais envolvidos acerca da problemática ambiental. Assim, este estudo contribui com a instituição pesquisada no sentido de que, a partir dele, podem ser traçadas metas e estratégias para a capacitação em educação e gestão ambiental, valorizando temas que abordem a gestão de resíduos, licitações sustentáveis, qualidade de vida no trabalho, sensibilização dos alunos, capacitação dos servidores e uso racional dos recursos. O estudo contribui para identificar quais são os valores, as atitudes e os comportamentos ambientalmente responsáveis em um ambiente organizacional de ensino, servindo como ponto de partida para elaboração de instrumentos que permitam a compreensão desses construtos no âmbito de outras instituições. Dentre os fatores que influenciam o comportamento ecológico dos indivíduos, a variável mais importante como preditora de um comportamento ecológico geral é o gênero. |
Abstract: | Environmental Education is understood as the processes through which men and the society build social values, knowledge, skills, attitudes and competencies for the conservation of the environment. Based on the inclusion of environmental education into the educational process, the construction of values, attitudes, skills, and competencies are built so that the individual can act proactively in protecting the environment. Values and attitudes, in that sense, are the psychological constructs mentioned by the literature as predictors of behavior. Based on that, this research aims to answer the following research problem: what is the relationship between the perception of Environmental Education and the environmentally responsible values, attitudes and behaviors of individuals in a Federal Public Institution of Education (FPIE)? Accordingly, this paper seeks to examine the relationship between those psychological constructs and the Environmental Education of students and civil servants of an FPIE through an electronic questionnaire applied to students and workers of the institution. The data analysis was done by using descriptive statistics, exploratory and confirmatory factor analysis, structural equation modeling technique, t tests for independent samples, variance analysis, and regression trees. The survey results point to a meaningful correlation between the perception of Environmental Education and most dimensions of the constructs of environmentally responsible values, attitudes, and behaviors. The same results also show consistency between the factor analyses, presenting engagement between the literature and what is intend to be discussed. Those results contribute to understand the behavior considered as environmentally responsible of individuals from a Federal Public Institution of Education, before their perception regarding Environmental Education. In this study, significant relationships among values, attitudes, and behaviors have also been found. Based on the results presented in this survey, one can devise strategies for academics, research, outreaching, empowerment, and awareness of future technicians, graduates, and technologists as well as other stakeholders involved with environmental issues. Thus, this study contributes to the surveyed institution in the sense that, based on it, goals and strategies towards the empowerment in education and environmental management can be traced, highlighting themes that address waste management, sustainable biddings, labor life quality, raise of students’ awareness, empowerment of the civil servants, and rational use of resources. The study helps to identify what the environmentally responsible values, attitudes, and behaviors are in an academic environment, serving as a starting point for developing tools that enable the understanding of those constructs in the context of other institutions. Among the factors that influence the ecological behavior of individuals, gender is the most important variable as a predictor of a general ecological behavior. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29058 |
Aparece en las colecciones: | PPAC - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_dis_amsilva.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.