Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29033
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastro, Juscileide Braga de-
dc.contributor.authorMarinho, Hionara Tavares-
dc.date.accessioned2018-01-16T17:46:04Z-
dc.date.available2018-01-16T17:46:04Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMARINHO, Hionara Tavares. Provinha Brasil: um estudo de caso das principais dificuldades na Matemática. 2017. 64f.- TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29033-
dc.description.abstractThis paper aims to discuss the results of a case study carried out in a 2nd grade class of Elementary School of a municipal public school located in the city of Fortaleza, whose objective is to analyze the difficulties of students in the area of mathematics, using as an instrument of analysis provided by Brazil in 2016. With this, two specific objectives were drawn: 1-Identify the difficulties encountered by the children in responding to the test; 2- Check if the class teacher understands the difficulties faced by the group. For this, a research instrument was applied with the same. Faced with this, studies were carried out regarding the teaching of Mathematics in the early years of Elementary School, having as main research source the National Mathematical Curriculum Parameters. As methodology for data collection, two research instruments were applied. the data were analyzed in a quantitative and qualitative way. With the analysis of the issues, it was verified the emphasis given by the proof to the Numbers and Operations axis, composing most of the test questions. The main difficulties faced by children were: solving problems that require the actions of comparing and completing quantities, solving problems involving multiplication ideas, identifying, comparing, relating and ordering time in different measurement systems, solving problems involving the ideas of identify and relate banknotes and coins. It is considered of paramount importance that the teacher knows the difficulties faced by his or her class, since, in this way, it will guide the pedagogical work developed in the classroom.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlfabetização matemáticapt_BR
dc.subjectDificuldades na matemáticapt_BR
dc.subjectProvinha Brasilpt_BR
dc.subjectMathematical literacypt_BR
dc.subjectDifficulties in mathematicspt_BR
dc.titleProvinha Brasil: um estudo de caso das principais dificuldades na Matemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho visa discutir os resultados de um estudo de caso realizado em uma turma de 2◦ ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal localizada na cidade de Fortaleza, cujo objetivo é analisar as dificuldades dos estudantes na área da matemática, utilizando como instrumento de análise a provinha Brasil disponibilizada em 2016. Com isso, foram traçados dois objetivos específicos: 1-Identificar as dificuldades encontradas pelas crianças ao responderem a prova; 2- Verificar se o professor da turma compreende as dificuldades enfrentadas pelo grupo. Para isso, foi aplicado um instrumento de pesquisa com o mesmo. Diante disso, foram realizados estudos referentes ao ensino da Matemática nos anos inicias do Ensino Fundamental, tendo como fonte principal de pesquisa os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática. Como metodologia para levantamento de dados foram aplicados dois instrumentos de pesquisa. os dados foram analisados de maneira quantitativa e qualitativa. Com a análise das questões, foi constatado a ênfase dada pela prova ao eixo Números e Operações, compondo grande parte das questões da prova. As principais dificuldades das crianças foram: resolver problemas que demandam as ações de comparar e completar quantidades, resolução de problemas que envolvam as ideias da multiplicação, identificar, comparar, relacionar e ordenar tempo em diferentes sistemas de medida, solucionar situações que envolvam as ideias da divisão, identificar e relacionar cédulas e moedas. É considerado importante que o professor conheça as dificuldades enfrentadas pela sua turma, pois, dessa forma, irá orientar o trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_ htmarinho.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.