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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29030
Tipo: | TCC |
Título: | Desafios da formação e da prática do pedagogo no contexto dos institutos federais de educação: um estudo no Campus Fortaleza do IFCE |
Autor(es): | Araujo, Edilene Rodrigues |
Orientador: | Rocha, Antônia Rozimar Machado e |
Palavras-chave: | Formação do pedagogo;Demandas profissionais;Institutos Federais de Educação;Educação profissional;Formation of the pedagogue;Professional demands |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | ARAUJO, Edilene Rodrigues. Desafios da formação e da prática do pedagogo no contexto dos institutos federais de educação: um estudo no Campus Fortaleza do IFCE. 2017. 95f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017. |
Resumo: | De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, os profissionais graduados em pedagogia podem atuar em diversos espaços educativos, por exemplo, em cursos de educação profissional, e em qualquer área nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. A sua formação deve abranger, além da docência, a participação na gestão e avaliação de sistemas e instituições de ensino em geral, dentre outras possibilidades. Em 2008, por meio da Lei nº 11.892/08, o Governo Federal instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, contribuindo para a expansão dessa modalidade de ensino por todo o território nacional e criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que são instituições que trabalham com várias modalidades de ensino e de áreas da educação, exigindo, assim, um vasto conhecimento dos profissionais que lá atuam. Diante dessa realidade, objetivamos, com o presente estudo, realizar uma pesquisa com os pedagogos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, buscando analisar os desafios da formação e da prática do pedagogo do Campus Fortaleza/IFCE. Para isso, referenciamo-nos no que alguns instrumentos legais da legislação brasileira dispõem sobre a educação profissional e a formação do pedagogo, e em estudos de pesquisadores como Brzezinski (1996), Kuenzer (2014), Libâneo (2010), Ramos (2008), Saviani (2004), dentre outros. Esta pesquisa é qualitativa, com caráter exploratório, do tipo estudo de caso, e, para coleta de dados, realizamos uma entrevista com três pedagogos da instituição. Os resultados apontaram que os pedagogos pesquisados não foram preparados na graduação para atuarem na educação profissional, e que muitas atividades realizadas por eles são meramente operacionais, prejudicando a elaboração de ações mais pedagógicas. Assim, apesar deles se esforçarem para mudar essa realidade, o número reduzido de profissionais, a pouca formação na área da educação profissional, os conflitos com o corpo docente, e a sobrecarga de trabalhos burocráticos estão atrapalhando esse avanço. |
Abstract: | According to the National Curricular Guidelines for the Pedagogy Course, graduated professionals in pedagogy can work in various educational spaces, for example, in professional education courses, and in any area in which pedagogical knowledge is foreseen. Their training should include, besides teaching, participation in the management and evaluation of education systems and institutions in general, among other possibilities. In 2008, through Law 11,892 / 08, the Federal Government established the Federal Network of Vocational, Scientific and Technological Education, contributing to the expansion of this type of education throughout the country and created the Federal Institutes of Education, Science and Technology, which are institutions that work with various teaching modalities and areas of education, thus requiring a vast knowledge of the professionals who work there. Facing this reality, we aim, with the present study, to conduct a research with the pedagogues of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará - IFCE, seeking to analyze the challenges of training and practice of Campus Fortaleza / IFCE pedagogue. For this, we refer to what some legal instruments of Brazilian legislation have on professional education and teacher training, and in studies of researchers such as Brzezinski (1996), Kuenzer (2014), Libâneo (2010), Ramos (2008) , Saviani (2004), among others. This research is qualitative, exploratory, of the case study type, and, for data collection, we interviewed three pedagogues of the institution. The results pointed out that the pedagogues researched were not prepared at graduation to work in professional education, and that many activities performed by them are merely operational, hampering the elaboration of more pedagogical actions. Thus, despite their efforts to change this reality, the reduced number of professionals, the lack of training in the field of professional education, conflicts with the teaching staff, and the overload of bureaucratic work are hindering this progress. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29030 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
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