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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Robéria Vieira Barreto-
dc.contributor.authorMoraes, Rogério de Oliveira-
dc.date.accessioned2018-01-16T14:06:13Z-
dc.date.available2018-01-16T14:06:13Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMORAES, Rogério de Oliveira. Atendimento educacional hospitalar e domiciliar no Hospital Peter Pan: uma analise do direito a educação. 2016. 95f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29020-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAtendimento educacional hospitalar e domiciliarpt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia Hospitalarpt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectServicio Educativo de Atención Domiciliaria y Hospitalariapt_BR
dc.subjectDerecho a la Educaciónpt_BR
dc.titleAtendimento educacional hospitalar e domiciliar no Hospital Peter Pan: uma analise do direito a educaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho aborda o campo da Pedagogia Hospitalar, um dos temas em Educação Especial. A investigação está voltada para o atendimento educacional hospitalar e domiciliar. Neste sentido, teve como objetivo investigar o processo de atendimento educacional a um grupo de crianças e adolescentes em tratamento de câncer no Hospital Peter Pan com vistas a verificar o cumprimento ou não do direito desses sujeitos à educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação cuja coleta de dados foi realizada por meio de observação, questionário e pesquisa documental. O aporte teórico se apoia em discussões sobre Educação Especial, Pedagogia Hospitalar e Direito Educacional, categorias discutidas nos três primeiros capítulos. A análise de dados é apresentada nos dois últimos capítulos, nos quais, se discute, respectivamente: o direito educacional e o atendimento educacional hospitalar e domiciliar, com base na legislação; e, o contexto educacional do grupo investigado, com a partir dos dados dos questionários aplicados. Os resultados evidenciam uma considerável produção legal, aspecto positivo, uma vez que denota alguma preocupação do Poder Público com o assunto. Contudo, de modo geral, o campo da Pedagogia Hospitalar possui muitas carências e lacunas tanto em relação às iniciativas de pesquisa como às ações efetivas de políticas públicas. Os dados dos questionários evidenciam que as crianças e adolescentes investigados interromperam suas vidas escolares tão logo iniciaram o tratamento de câncer. O hospital não possui classe hospitalar organizada, porém, busca oferecer - através da iniciativa de voluntários e da Associação que o administra - alguns projetos com ações esporádicas e espaços de convivência para jovens e crianças onde são desenvolvidas, entre outras, atividades pedagógicas. Conclui-se, portanto, que, em relação ao atendimento educacional hospitalar e domiciliar há um abismo entre o que propõem as leis e o que é realizado na prática. No caso do grupo investigado o direito previsto em lei não vem sendo cumprido. Essas crianças e adolescentes, além de todos os prejuízos que acumulam, em função de uma doença grave adquirida e de um tratamento agressivo e amedrontador para elas e suas famílias tem usurpado o seu direito constitucional a receber educação escolar e dar continuidade aos seus estudos.pt_BR
dc.description.abstract-esEste documento aborda el campo de la Pedagogía Hospitalaria, uno de los temas en la educación especial. La investigación se centra en el hospital y asistencia educativa a casa. En este sentido, el objetivo fue investigar el proceso de los servicios educativos a un grupo de niños y adolescentes tratados por cáncer en el Hospital Peter Pan con el fin de comprobar si es o no el derecho de estas personas a la educación. Se trata de una investigación cualitativa en educación que la recogida de datos se llevó a cabo mediante la observación, cuestionario y la investigación documental. El marco teórico se basa en los debates sobre la Educación Especial, Pedagogía Hospitalaria y la Ley para la Educación, categorías analizadas en los tres primeros capítulos. El análisis de datos se presenta en los dos últimos capítulos, en los que, discutiendo, respectivamente: los servicios educativos y de hospital y casa educativos adecuados, basados en la ley; y el contexto educativo del grupo investigado, con los datos de los cuestionarios. Los resultados muestran una considerable producción legal, positivo, ya que denota una preocupación del gobierno con el asunto. Sin embargo, en general, el campo de la Pedagogía Hospitalaria tiene muchas deficiencias y lagunas, tanto en relación con las iniciativas de investigación, tales como la acción eficaz de las políticas públicas. Los datos de los cuestionarios muestran que los niños y adolescentes investigados interrumpen su vida escolar tan pronto iniciaron el tratamiento del cáncer. El hospital no ha organizado la clase de hospital, sin embargo, busca ofrecer - a través de la iniciativa de los voluntarios y de la Asociación que gestiona - algunos proyectos con acciones esporádicas y espacios de vida para los niños y jóvenes en el que se desarrollan, entre otras, actividades educativas. Se puede concluir, pues, que, en relación con la escolarización hospital y en casa ya que hay una brecha entre lo que los proyectos de ley y lo que se hace en la práctica. En el caso del grupo investigado no se está cumpliendo el derecho previsto en la ley. Estos niños y adolescentes, así como todas las pérdidas que se acumulan debido a una enfermedad severa adquirida y un tratamiento agresivo y aterrador para ellos y sus familias han usurpado su derecho constitucional a recibir educación y continuar sus estudios.pt_BR
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