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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCruz, Sílvia Helena Vieira-
dc.contributor.authorSilva, Bárbara Rainara Maia-
dc.date.accessioned2018-01-16T13:59:07Z-
dc.date.available2018-01-16T13:59:07Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, Bárbara Rainara Maia. A construção da identidade étnico-racial em crianças de três anos e a contribuição das experiências lúdicas vivenciadas por elas no contexto da creche. 2017. 99f. - TCC (Graduação em Pedagogia)- Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29018-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectDiscriminação étnico-racialpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectExperiências lúdicaspt_BR
dc.titleA construção da identidade étnico-racial em crianças de três anos e a contribuição das experiências lúdicas vivenciadas por elas no contexto da crechept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e compreende a creche e a pré-escola – equipamentos que educam e cuidam de crianças de zero a cinco anos de idade, tendo por objetivo geral promover o seu desenvolvimento integral. Dentre os inúmeros desafios enfrentados pela Educação Infantil, encontram-se a desigualdade de acesso das crianças e a qualidade da educação oferecida às mesmas. Pesquisas revelam que crianças negras e pobres são as que menos têm acesso à Educação Infantil e, quando têm, recebem atendimento de pior qualidade. Tais fatos evidenciam que o fator socioeconômico e o pertencimento étnico-racial estão estreitamente relacionados com a qualidade da educação oferecida. Em outras palavras: no Brasil, a pobreza tem cor. Embora a discussão em torno do pertencimento étnico-racial no meio escolar e, especialmente, na Educação Infantil seja bastante recente em nosso país, pesquisas existentes indicam que crianças negras são vítimas de discriminação étnico-racial por parte de colegas e professores e que isso pode trazer sérias consequências à autoimagem das mesmas. O presente trabalho se insere no tema da identificação étnico-racial e teve por objetivo geral compreender como as crianças de três anos constroem sua identidade étnico-racial e, nesse processo, qual a contribuição das experiências lúdicas vivenciadas por elas numa creche da rede municipal de ensino, considerando sua perspectiva. A metodologia se constituiu numa abordagem qualitativa, de cunho etnográfico. Fizemos uso do método da observação, de registros em diários de campo e câmeras fotográficas, bem como da aplicação de instrumentos específicos adequados à faixa etária das crianças. Na construção dos dados, tivemos Wallon (2007) como base teórica principal, visto que nos fornece os subsídios necessários para compreender a complexa dinâmica da construção da personalidade e do desenvolvimento infantil. Além disso, na revisão de literatura incluímos algumas das principais pesquisas já realizadas sobre a discriminação étnico-racial na Educação Infantil. Como resultados, não foram presenciadas práticas de discriminação entre adultos e crianças e nem entre crianças e seus pares. Contudo, as crianças evidenciaram que percebem as diferenças decorrentes do pertencimento étnico-racial e atribuem valor negativo aos traços fenotípicos relacionados ao pertencimento étnico-racial negro. Quanto a esses fatos, levantamos duas hipóteses, respectivamente. É possível que as crianças tenham entrado em contato com práticas discriminatórias em outros momentos e espaços, fora do contexto da pesquisa, sendo levadas a internalizar concepções equivocadas acerca do negro. Ademais, a prática pedagógica da professora Tina pode ter sido influenciada, em certa medida, pelo tema da presente pesquisa, mas proporcionou às crianças um encontro positivo com seu pertencimento étnico-racial, sobretudo, da única criança preta da turma (Benjamin). Nesse sentido, percebemos que as práticas pedagógicas que priorizavam experiências lúdicas, em detrimento de exposições de conteúdos acerca da história e cultura dos afrodescendentes, se mostraram mais significativas. Concluímos que é nas interações e brincadeiras que vivencia, que a criança constrói sua autoimagem e, nesse processo, as experiências na creche desempenham papel fundamental. Esta é uma reflexão necessária por ser a identidade étnico-racial uma dimensão importante para o desenvolvimento integral da criança, objetivo maior da Educação Infantil.pt_BR
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