Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29016
Tipo: TCC
Título: A produção acadêmica brasileira sobre os bebês: um estudo sobre a (in)visibilidade científica desses sujeitos
Autor(es): Rodrigues, Ana Paula Cordeiro Marques
Orientador: Cruz, Sílvia Helena Vieira
Palavras-chave: Bebês;Invisibilidade científica;Produção Acadêmica
Data do documento: 2016
Citação: Rodrigues, Ana Paula Cordeiro Marques. A produção acadêmica brasileira sobre os bebês: um estudo sobre a (in)visibilidade científica desses sujeitos. 2016. 43f. - TCC (graduação), Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2016.
Resumo: Este trabalho é fruto de um estudo sobre as produções acadêmicas brasileiras sobre bebês, que teve origem em estudos da invisibilidade histórica, cívica e científica das crianças pequenas (SARMENTO, 2007), da invisibilidade dos bebês nas produções acadêmicas (GOTLIEB, 2009) e da Desigualdade social sofrida pelas crianças brasileiras (ROSEMBERG, 2006). Seu objetivo foi analisar a produção acadêmica brasileira sobre bebês, em especial as teses defendidas na área da educação, a fim de compreender qual espaço os bebês têm ocupado nessa produção e identificar algumas de suas características. O estudo dividiu-se em duas etapas: a primeira consistiu em um levantamento das produções acadêmicas brasileiras sobre bebês, que teve como fonte de dados a Plataforma de currículos Lattes do CNPQ; já a segunda etapa consistiu na realização de um segundo levantamento de produções, no portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), desta vez restringindo-se as teses brasileiras na área da educação que trataram sobre bebês, especialmente em contexto de berçário, e a partir do conjunto de teses encontradas nesse segundo levantamento foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Como resultados apontamos a predominância de produções nas áreas das Ciências Humanas e Ciências da Saúde que juntas somam 92,6% do total de produções; o aumento significativo de produções nestas duas áreas nas últimas décadas; A tendência das teses em investigar as temáticas relacionadas as Perspectivas Pedagógicas, as Perspectivas Sociológicas e as Perspectivas Históricas e Políticas; e a tendência do uso da creche como contexto real de investigação, no qual os bebês estabelecem diferentes relações. Consideramos que este estudo foi fundamental para compreender que espaço os bebês têm ocupado nas produções acadêmicas brasileiras, além de ter servir de base para a construção de novas pesquisas e para subsidiar as atuais discussões sobre a invisibilidade dos bebês.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29016
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_apcmrodrigues.pdf754,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.