Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29006
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moura, Ingrid Louback de Castro | - |
dc.contributor.author | Caboculo, Ana Lidia Pereira Rodrigues. | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-16T12:36:07Z | - |
dc.date.available | 2018-01-16T12:36:07Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | CABOCULO, Ana Lidia Pereira Rodrigues. Interdisciplinaridade no cotidiano escolar: do planejamento à prática. 2017. 59f. - TCC (Graduação em Pedagogia)- Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29006 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Mudança de atitude | pt_BR |
dc.title | Interdisciplinaridade no cotidiano escolar: do planejamento à prática | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A partir da necessidade de compreender o mundo em seu aspecto holístico, tem se exigido, da escola, uma ressignificação de sua prática, consolidando uma maior abrangência e transitoriedade entre as ciências, ou seja, as disciplinas escolares. O presente trabalho tem como objetivo geral: investigar a interdisciplinaridade no fazer docente, tendo como objetivos específicos: i) Conhecer as estratégias didáticas utilizadas pelos professores em suas aulas; ii) compreender a visão docente sobre interdisciplinaridade e sua prática; iii) analisar a importância e limitações da prática interdisciplinar; iv) verificar como a interdisciplinaridade é contemplada no planejamento. Como fundamentação teórica recorreremos aos autores Fazenda, Libâneo, Vasconcellos, dentre outros, para construção da reflexão e do aprofundamento sobre a perspectiva interdisciplinar e o que perpassa por essa prática. A partir da utilização da pesquisa qualitativa descritiva, tendo como instrumentos utilizados para a coleta de dados a entrevista semiestruturada e a análise documental do Projeto Político Pedagógico, sendo como sujeitos da pesquisa três professores que lecionam nas séries iniciais do Ensino Fundamental em uma escola no munícipio de Fortaleza/CE. Através da análise dos dados obtidos pôde-se constatar que a interdisciplinaridade no cotidiano da prática docente, permanece separada na instituição escolar tanto no planejamento quanto na ausência do diálogo nas relações gestor-professor, professor- professor. A interdisciplinaridade, na escola, ocorre somente entre as turmas dos professores que concebem essa perspectiva como modificadora da realidade dos alunos, ainda de forma limitada por fatores externos e internos a escola, dentre outros motivos que desestimulam o docente, tais como: falta de apoio, material e de uma formação que contemple a temática interdisciplinar. Nas sugestões, considera-se que é preciso uma maior valorização das escolas em seus planejamentos na perspectiva interdisciplinar, promovendo uma continuidade entre as turmas; na importância da abordagem da temática e no trabalho coletivo entre gestão e professores. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | A partir de la necesidad de comprender el mundo en su aspecto holístico, se ha exigido de la escuela una resignificación de su práctica, consolidando una mayor cobertura y transitoriedad entre las ciencias, es decir, las asignaturas escolares. El presente trabajo tiene como objetivo general: investigar la interdisciplinaridad en el hacer docente, teniendo como objetivos específicos: i) Conocer las estrategias didácticas utilizadas por los profesores en sus clases; ii) comprender la visión docente sobre interdisciplinaridad y su práctica; iii) analizar la importancia y las limitaciones de la práctica interdisciplinaria; iv) verificar cómo la interdisciplinariedad se contempla en la planificación. Como fundamentación teórica recurriremos a los autores Fazenda (2006), Libâneo (2002), Vasconcellos (2014), entre otros, para la construcción de la reflexión y la profundización sobre la perspectiva interdisciplinaria y lo que atraviesa por esa práctica. A partir de la utilización de la investigación cualitativa descriptiva, teniendo como instrumentos utilizados para la recolección de datos la entrevista semiestructurada y el análisis documental del Proyecto Político Pedagógico, siendo los sujetos de la investigación tres profesores que enseñan en las series iniciales de la Enseñanza Fundamental en una escuela en el municipio de Fortaleza / CE. A través del análisis de los datos obtenidos se pudo constatar que la interdisciplinaridad en el cotidiano de la práctica docente, permanece separada en la institución escolar tanto en la planificación y en la ausencia del diálogo en las relaciones gestor-profesor, profesor-profesor. La interdisciplinariedad en la escuela ocurre solamente entre las clases de los profesores que conciben esa perspectiva como modificadora de la realidad de los alumnos, aún de forma limitada por factores externos e internos a la escuela, entre otros motivos que desalientan al docente, tales como: falta de apoyo, material y de una formación que contemple la temática interdisciplinaria. En las sugerencias se considera que es necesario una mayor valorización de las escuelas en sus planes en la perspectiva interdisciplinaria, promoviendo una continuidad entre las clases; en la importancia del abordaje de la temática y en el trabajo colectivo entre gestión y profesores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_alprcaboculo.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.