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dc.contributor.advisorRodrigues, Maxweel Veras-
dc.contributor.authorSilva Filho, Wellington Ferreira da-
dc.date.accessioned2012-06-26T15:28:17Z-
dc.date.available2012-06-26T15:28:17Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, Wellington Ferreira da. Condições de funcionamento do curso de graduação em geologia da Universidade Federal do Ceará: construtos a partir da percepção discente. 2011. 100 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza-CE, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2885-
dc.description.abstractThe aim of this research is to determine a relationship structure of variables that describe the operating conditions of the Graduate Course of Geology (Universidade Federal do Ceará), using the student’s perceptions. In order to achieve this, it was designed an evaluation trough 22 closed ended questions, answered in a four grade perception scale, from negative to positive. The questions were organized in five evaluative dimensions. The answers of 76 questionnaires allowed the characterization of course dimensions regarded as strengths: Professor Staff, Technical-Administrative Personal Staff, and Curriculum general characteristics. The dimensions regarded as weaknesses were: Infrastructure and aspects included in Curriculum as class schedules, scholarship and traineeship opportunities. An exploratory factorial analysis was conducted and resulted in four perception constructs involving 15 variables: Coordination Course, Students Progression, Infrastructure of Instruction and Acquaintance, and Professional Formation. Students Progression revealed itself a central construct in the relationship structure, linking with all the others constructs and some of the factorial analysis excluded variables. These relationships allowed the identification and suggestion of indicators that could provide measures to process monitoring and course improvement.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectCurso de Geologiapt_BR
dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAnálise Fatorialpt_BR
dc.subjectGeology Coursept_BR
dc.subjectEducational Evaluationpt_BR
dc.subjectFactorial Analysispt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Ceará - Currículos - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Ceará - Estudantespt_BR
dc.subjectEstudantes universitários - Avaliação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectEstudantes universitários - Fortaleza(CE) - Atitudespt_BR
dc.subjectGeologia - Estudo e ensino(Superior) - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.titleCondições de funcionamento do Curso de Graduação em Geologia da Universidade Federal do Ceará: construtos a partir da percepção discentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo fundamental deste trabalho é determinar uma estrutura de relacionamentos de variáveis que descrevem as condições de funcionamento do Curso de Graduação em Geologia da UFC, dentro de um arcabouço de percepções sob a ótica de discentes. Para tanto, foi concebida uma avaliação através de 22 perguntas fechadas, respondidas através de uma escala com quatro graus percepção, de negativa a positiva. As perguntas foram organizadas em cinco dimensões de avaliação. As respostas de 76 questionários permitiram a caracterização das dimensões Corpo Docente, Corpo Técnico-Administrativo e parte da Estrutura Curricular (características gerais) como pontos fortes, enquanto que a dimensão Infraestrutura e aspectos como horário das disciplinas e oportunidades de bolsas e estágios incluídos na dimensão Estrutura Curricular foram considerados como pontos fracos. Uma análise fatorial exploratória identificou quatro construtos relacionados a essas percepções, envolvendo 15 variáveis: Coordenação; Progressão Discente; Infraestrutura de Ensino e Convivência, e; Formação Profissional. Dentre estes, o fator Progressão Discente revelou-se central na estrutura de relações, articulando-se com todos os outros construtos e algumas variáveis excluídas da análise fatorial. Esses relacionamentos permitiram a identificação e sugestão de parâmetros-chave ou indicadores que forneçam medidas para o monitoramento dos processos e aperfeiçoamento do curso.pt_BR
dc.title.enOperating conditions of the Undergraduate Course in Geology of the Federal University of Ceara: constructs from the perception of studentspt_BR
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