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dc.contributor.authorOliveira, Ivan de-
dc.contributor.authorGadelha, Francisco Ernane Abreu-
dc.contributor.authorMaia, Luis Parente-
dc.contributor.authorMenezes, Maria Ozilea Bezerra-
dc.date.accessioned2017-12-28T12:26:07Z-
dc.date.available2017-12-28T12:26:07Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, I. de et al. O comportamento socioambiental de uma instituição pública de ensino superior: o Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v. 47, n. 1, p. 45-53, jul. 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28769-
dc.description.abstractThis research paper addresses the application of general environmental concepts and management, underscores the relevance of planning to support the rational use of natural resources, and analyzes the literature and the experiences related to the consumption of water, electrical energy and paper, and their consequences arising from a culture of wasting. Moreover, it searches management action in public offices and in federal institutions of higher education, where a study case is conducted at the Technology Center of Federal University of Ceará which emphasizes the pattern of their administrative processes, and activities performed on teaching, research and extension. The methodological approach deals with bibliographic survey, field work and prospection. In the field research a questionnaire supplemented with interviews of top managers was applied, a technique whereby the investigator may be put in direct contact with the problem to be studied, whilst being useful for defining goals and gathering more information on the subject in question. The results have confirmed that hypotheses, and showed that the Technology Center shows some a few environmental features but, like the University, does not have an environmental management structured program. The outcome of this picture is that eventual wasting practices could be avoided as long as the unit becomes engaged with the upgrade of their administrative processes and environmental education campaigns. This research also shows that the monitored unit should participate in the Environmental Agenda for Public Administration, an important tool to promote continuous improvement and systematic evaluation of its activities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMeio ambiente escolarpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Ceará - Estudo ambientalpt_BR
dc.subjectDesperdício (Administração)pt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Ceará - Racionalização de materiaispt_BR
dc.titleO comportamento socioambiental de uma instituição pública de ensino superior: o Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo aborda a aplicação de conceitos e legislação ambientais, retrata a importância do planejamento para o uso racional dos recursos naturais, e analisa a literatura e as experiências relacionadas com o consumo de água, energia elétrica e papel, e suas consequências oriundas de uma cultura do desperdício. Aborda também a pesquisa da gestão ambiental na administração pública e nas instituições federais de ensino superior, e realiza um estudo de caso no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará (UFC) com ênfase sobre seus processos administrativos, de ensino, pesquisa e extensão. O enfoque metodológico deste trabalho se vale dos tipos de pesquisa bibliográfica, de campo e exploratória. Na pesquisa de campo aplicou-se um questionário, complemento-o com entrevista aos principais gestores, considerada a forma de se por em contato direto com o problema a ser estudado. Ao mesmo tempo, se utiliza a pesquisa exploratória na definição de objetivos e na busca de mais informações sobre o tema em questão. Os resultados supriram as hipóteses, e mostraram que o CT tem características socioambientais mas, a exemplo da UFC, não tem um programa de gestão ambiental estruturado e comete eventuais desperdícios perfeitamente corrigíveis a partir da modernização de seus processos e implementação de campanhas de educação socioambiental. A pesquisa indicou ainda que o CT deve participar da Agenda Ambiental da Administração Pública, instrumento importante para a promoção e melhoria contínua pela avaliação sistemática de suas atividades.pt_BR
dc.title.enThe behavior of a public institution of higher education from the social and environmental viewpoints: the Technology Center of Federal University of Cearápt_BR
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