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Tipo: TCC
Título : Utilização de Matriz de Risco para análise de microacessibilidade física em uma via arterial
Título en inglés: Usage of a Risk Matrix to analyze the accessibility in an arterial highway
Autor : Tréz, Juliana de Abreu e
Tutor: Montenegro, Nadja Glheuca da Silva Dutra
Palabras clave : Microacessibilidade.;Pedestre.;Calçada.;Matriz de Riscos.
Fecha de publicación : 2017
Citación : TRÉZ, J. A. (2017)
Resumen en portugués brasileño: Nos grandes centros urbanos, andar a pé é uma forma de deslocamento bastante utilizada pela população. Dessa forma, é imprescindível que o trajeto seja feito com conforto, segurança e autonomia, de acordo com os preceitos do Desenho Universal. Mesmo assim observa-se, na prática, uma precariedade na infraestrutura de calçadas e passeios, o que acaba prejudicando principalmente aqueles que tem deficiência ou mobilidade reduzida, impedindo sua utilização do espaço urbano e, consequentemente, sua plena inclusão em sociedade. Faz-se necessário então um estudo das calçadas e passeios para sugerir intervenções, no intuito de melhorar sua qualidade. Porém, o poder público não tem recursos para um reparo completo instantaneamente. Uma saída seria mapear todos os problemas e fazer uma lista, destacando os que precisariam de correção mais urgente. Uma ferramenta que pode ser aliada nesse estudo é a Matriz de Riscos, que consiste na ilustração dos riscos de uma situação, determinados pela relação entre a probabilidade de eles acontecerem e seu impacto, mostrando facilmente qual o risco mais grave. Este trabalho consiste em efetuar um levantamento em campo de uma amostra das calçadas e esquinas da Avenida Desembargador Moreira (entre as avenidas Pontes Vieira e Abolição), de acordo com os critérios de normas e legislação vigentes, para determinação dos riscos oferecidos a pessoas em cadeira de rodas e posterior elaboração da Matriz. Inicialmente, apresenta-se uma fundamentação teórica sobre o tema e, em seguida, a metodologia proposta, que se baseou na definição de quais problemas (ou riscos) seriam observados, na elaboração de formulários para levantamento em campo e na utilização dos conceitos de impacto e probabilidade no intuito de determinar a intensidade de cada risco. Depois, são apresentados os resultados, contendo os valores de probabilidade e impacto encontrados, algumas ilustrações de irregularidades observadas no levantamento e o ranking dos riscos do trecho escolhido para estudo, juntamente com discussões pertinentes ao que é exibido.
Abstract: In big urban areas, walking is a way of displacement quite used by the population. Therefore, is essential that the route is made with comfort, security and autonomy, according to the rules of Universal Design. Even so, it can be seen, in practice, a precarious infrastructure of sidewalks, which is specially harmful to people with disabilities or reduced mobility, foreclosing their using of urban space and hence theis full inclusion in society. It is necessary, then, a studying of the sidewalks to suggest interventions, with the intention of improve their quality. However, the public authorities don’t have resources to a complete repair instantly, A way would be mapping all the issues and make a list, highlighting the ones that would need a more urgent adjustment. A tool that can be an ally of such study is the Risk Matrix, that consists on illustration of the risks of a situation, determined by the assoociation between the probability that they could happen and their impact, showing easily which risk is the most severe. This study aims to make a field survey of a sidewalk’s sample of Desembargador Moreira Avenue (between Pontes Vieira and Abolição avenues), according to current rules and laws, for determination of risks offered to people in wheelchairs and subsequente elaboratoin of the Risk Matrix. First, is shown a theoretical fundamentation about the subject, and next the proposed method, that was based on the definitioin of the problems (or risks) that would be observed, on ellaboration of the forms to the survey and on utilization of the concepts of impact and probability in order to determinate the intensity of each risk. After this, the results are shown, containing the probability and impact values, some illustrations of problems found during the survey and the risk’s ranking of the chosen excerpt for the study, with relevant discussions about what is displayed.
Descripción : Tréz, Juliana de Abreu e.Utilização de Matriz de Risco para análise de microacessibilidade física em uma via arterial. 2017. 87f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)–Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28733
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA CIVIL - Monografias

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