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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28688
Tipo: | TCC |
Título: | Desempenho estrutural de um novo sistema para construção de lajes. |
Título em inglês: | Structural performance of a new system for slab building. |
Autor(es): | Távora, Victor Jucá |
Orientador: | Albuquerque, Augusto Teixeira de |
Palavras-chave: | Vigota;Simulação;Ensaio;Laje |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | TÁVORA, V.J. Desempenho estrutural de um novo sistema para construção de lajes. 2017. 73 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)–Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumo: | O estudo de maneiras alternativas para realizar processos que são feitos ordinariamente é uma forma de se inovar e reduzir custos. Nessa perspectiva, esse trabalho apresenta um estudo realizado a partir da tentativa de desenvolver um novo sistema para a construção de lajes. Esse novo sistema, inspirado no uso de vigotas pré-moldadas com armadura treliçada, traria benefícios em relação ao já existente, como a possibilidade da reutilização da estrutura de forma, o que permitiria o uso de elementos estruturalmente mais eficientes e a consequente diminuição da quantidade de escoras, além da redução na quantidade de aço utilizado. Para isso, a vigota usada atualmente seria substituída por outra, removível depois da concretagem. Para a criação dessa vigota, foram idealizados alguns modelos que precisavam ser capazes de suportar o carregamento de uma concretagem sem exceder limites de serviço e limites últimos impostos por normas. Nesse trabalho, são avaliados os desempenhos dessas vigotas em relação ao estado limite de serviço, que limita o deslocamento vertical do elemento. Para isso, foram feitas análises teóricas, com auxílio de softwares, e ensaios de deslocamento de cinco vigotas idealizadas. Apesar de as análises apresentarem resultados otimistas em relação ao limite normativo, os resultados dos ensaios foram bem diferentes, impossibilitando o uso das vigotas devido aos critérios normativos. Com isso, foram discutidas as possibilidades de falhas nos modelos que geraram resultados muito diferentes dos reais. |
Abstract: | The study of alternative ways to make ordinary activities is a form to inovate and reduce costs. In this perspective, the present work shows a study that started from the attemp to develop a new system for building slabs. This new system is inspired by the prefabricated truss floor slab and would bring benefits if compared to the current system, like the possibility of reusing the mold structure, what allows the structural improvement of materials and the consequent reducing of struts and rebars used in a building. For this, the concrete joists used nowadays would be replaced by other elements, removable after the slab concreting. To create this joist, the models idealized had to be capable to support the concreting and live load without exceed limits imposed by norm. This work evaluate this new system's performance in terms of serviceability limit, that limitates the vertical displacement of the mold structure. To do that, the joists displacements were studied by softwares simulations and experiments. Altought the theoretical analysis show optimistic values, the experiments had quite different results from the simulations that would impossibilitate the system application. Also, the causes of differences between theory and reality for this specific strucure were discussed. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28688 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
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