Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2852
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarreto, José Anchieta Esmeraldo-
dc.contributor.authorFigueiredo, Severina Gadelha-
dc.date.accessioned2012-06-25T13:36:24Z-
dc.date.available2012-06-25T13:36:24Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Severina Gadelha. A educação profissional e tecnológica nas políticas públicas de educação: análise crítica de seus princípios, finalidades e objetivos. 2008. 128 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza-CE, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2852-
dc.description.abstractThis work proposes to discover what dissertations say about public educational policies, especially those destined for professional education. The study had as its objective an analysis of the legal mechanisms intended to identify the political and ideological conceptions on which higher education is based. The methodology used was that of descriptive documental of a qualities seeking nature, and for the data interpretation obtained, a technical analyses of the content was made seeking to understand the legislation that concerns public political policies. The theoretical dimension was based on what scholars in the field of education held from a professional and technological point of view. Besides this a critical analysis of Brazilian educational legislation was carried out. As a data source use was made of the legislation itself as well as other legal documents and pertinent literature concerning the topic in question. Information from semi-structured interviews involving the present director and some former directors of CEFETCE were also added to the study. The results of the research showed a discontinuity of public policies directed to professional and technological education as well as identifying the narrow relationship existing between the economic context and political ideology in which they were elaborated.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas em Educaçãopt_BR
dc.subjectIdeologia da Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectEnsino profissional - Brasilpt_BR
dc.subjectTecnologia - Estudo e ensino (Superior) - Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino superior e estado - Brasilpt_BR
dc.subjectProfessional and technological educationpt_BR
dc.titleA educação profissional e tecnológica nas políticas públicas de educação: análise crítica de seus princípios, finalidades e objetivospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPropõe-se desvendar o que dizem os discursos proferidos nas políticas públicas educacionais, de modo particular, aquelas destinadas à educação profissional. Teve como objetivo a análise dos dispositivos legais, com o propósito de identificar as concepções político-ideológicas que embasam a educação superior e avaliar a continuidade ou não dessas políticas para esse nível de educação. Adotou-se a metodologia descritivo-documental de caráter qualitativo, e para a interpretação dos dados, a técnica de análise de conteúdo, visando ao entendimento da legislação que expressa as políticas públicas. O quadro teórico foi fundamentado em estudiosos da área da educação sob o ponto de vista geral, profissional, tecnológico e de analistas críticos da legislação educacional brasileira. Como fonte de dados, utilizou-se a legislação, outros documentos legais e a literatura pertinente ao assunto abordado neste trabalho. A análise foi complementada com dados da entrevista (semi-estruturada) feita com o diretor atual e com os ex-diretores do CEFETCE. Os resultados da pesquisa demonstraram existir descontinuidade das políticas públicas para a educação; a quem e a que interessa o estabelecimento das políticas públicas voltadas para a educação profissional e tecnológica e, também, sua estreita relação com o contexto econômico e político-ideológico no qual foram elaboradas.pt_BR
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_dis_SGFigueiredo.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.