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dc.contributor.advisorBeserra, Bernadete de Lourdes Ramos-
dc.contributor.authorMedeiros, Isaac Nazareno Paiva de-
dc.date.accessioned2017-12-14T13:46:15Z-
dc.date.available2017-12-14T13:46:15Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMedeiros, I. N. P.; Beserra, B. L. R. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28489-
dc.descriptionMEDEIROS, Isaac Nazareno Paiva de. A sociologia do ensino médio no Ceará: as práticas pedagógicas de professores temporários da Rede Pública no Município de Caucaia. 2017. 136f. – Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAntropologia da Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectAnthropologie de l'éducationpt_BR
dc.subjectEnseignement secondairept_BR
dc.subjectEnseignement de la sociologiept_BR
dc.titleA sociologia do ensino médio no Ceará: as práticas pedagógicas de professores temporários da Rede Pública no Município de Caucaiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDurante o período de cinco meses exerci a tentativa de me iniciar na carreira de antropólogo através da observação de aulas da disciplina Sociologia em duas turmas da 1ª série do ensino médio. Esta ocasião me forneceu os dados para a elaboração das principais questões analisadas neste trabalho: as práticas na disciplina Sociologia de professores temporários licenciados em outras áreas, e as atividades e metodologias utilizadas no contexto atual de desenvolvimento da disciplina. Poucas escolas de Caucaia possuem em seu quadro docentes estatutários específicos da disciplina de Sociologia. Provavelmente em função disto, as práticas pedagógicas observadas não desenvolviam o que está proposto nas Orientações Curriculares para o Ensino de Sociologia. Em geral, apesar do esforço que os professores observados fazem para conseguirem a atenção dos alunos, suas ações pedagógicas apontam para uma desconexão entre o que é estudado em sala e o que é experimentado pelos alunos adolescentes, em seu cotidiano. O material empírico foi analisado e interpretado à luz da incipiente literatura sobre o tema no Brasil e à luz dos estudos de Pierre Bourdieu.pt_BR
dc.description.abstract-frAu cours de la période de cinq mois, j'ai essayé de commencer ma carrière en tant qu'anthropologue en observant des cours de sociologie dans deux classes de première année de lycée. Cette occasion m'a fourni les données pour l'élaboration des principales questions analysées dans ce travail: les pratiques dans la discipline de sociologie des enseignants temporaires sous licence dans d'autres domaines, et les activités et méthodologies utilisées dans le contexte actuel du développement de la discipline. Peu d'écoles à Caucaia ont des professeurs statutaires spécifiques en sociologie. Probablement à cause de cela, les pratiques pédagogiques observées n'ont pas développé ce qui est proposé dans les Directives curriculaires pour l'enseignement de la sociologie. En général, malgré les efforts des enseignants observés pour attirer l'attention des étudiants, leurs actions pédagogiques indiquent une déconnexion entre ce qui est étudié en classe et ce que vivent les étudiants adolescents dans leur vie quotidienne. Le matériel empirique a été analysé et interprété à la lumière de la littérature naissante sur le sujet au Brésil et à la lumière des études de Pierre Bourdieu.pt_BR
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