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dc.contributor.authorTakara, Samilo-
dc.date.accessioned2017-12-08T19:11:31Z-
dc.date.available2017-12-08T19:11:31Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationTAKARA, Samilo. Histórias de meninos afeminados: resistência e política nas leituras de artefatos culturais. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 2, n. 9, p. 226-244, jan./jun. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4571 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28388-
dc.description.abstractThe media, educational, political, cultural, social, ethical, aesthetic, and cultural discourses of the media are which are constituted and constituents of ways of being, thinking and acting in the order of discourse. Based on the discussions of the construction of the research in Cultural Studies, feminist and queer and the Foucaultian studies, the following problematic is discussed in this text: Gay identities live in institutions what indicate certainties in school space, social and political practice other cultural groups suggest other cultural pedagogies? Through literature and cinema works, I assume the sexual identity as a potentiality to confront the certainties constituted in the educational metanarratives and I propose to make visible the confrontation between the normalization suggested by the cultural pedagogies, based on the subjective and objective questions proposed by the presence, by the speeches and by the delicacy of the effeminate boys in order to think about the subjective formation in the contemporary context.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMídiaspt_BR
dc.subjectHomossexualidadespt_BR
dc.subjectHomossexualitypt_BR
dc.titleHistórias de meninos afeminados: resistência e política nas leituras de artefatos culturaispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrConstituídas/os e constituintes de modos de ser, pensar e agir, as/os sujeitas/os que vivenciam o espaço escolar, o cinema, a literatura mantém ou modificam os discursos midiáticos, educacionais, políticos, culturais, sociais, éticos, estéticos e religiosos ao se posicionarem na ordem do discurso. Com base nas discussões que perpassam a construção da pesquisa em Estudos Culturais, problemáticas feministas e queer e os estudos foucaultianos, denota-se a seguinte problemática a ser discutida nesta comunicação: As identidades gays, ao instabilizarem as certezas do espaço escolar, da vida social e da prática política de outros grupos culturais, propõem outras pedagogias culturais? Perpassando obras da literatura e do cinema, assume-se a identidade sexual como uma potencialidade ao enfrentamento das certezas constituídas nas metanarrativas educacionais e propõe-se visibilizar o confronto entre a normalização sugerida pelas pedagogias culturais, com base nas questões subjetivas e objetivas propostas pela presença, pelos discursos e pela delicadeza dos meninos afeminados no intuito de pensar a formação subjetiva no contexto contemporâneo.pt_BR
dc.title.enStories of afeminated boys: dialogues with the cultural pedagogies of sexualitypt_BR
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