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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28381
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A prática do psicólogo em saúde coletiva: um estudo no Município de Fortaleza (CE), Brasil |
Otros títulos : | La práctica del psicólogo en salud colectiva: un estudio en el municipio de Fortaleza (CE), Brasil |
Título en inglés: | The practice of the psychologist in public health: a study in the public net services of Fortaleza (CE), Brazil |
Autor : | Carvalho, Liliane Brandão Bosi, Maria Lúcia Magalhães Freire, José Célio |
Palabras clave : | Psicólogo;Profissionais de saúde;Saúde pública;Sistemas de saúde;Psychologist;Health professions;Public health;Health systems;Psicólogo;Profesionales de salud;Salud pública;Sistemas de salud |
Fecha de publicación : | 2009 |
Editorial : | Psicologia: Ciência e Profissão |
Citación : | CARVALHO, Liliane Brandão; BOSI, Maria Lúcia Magalhães; FREIRE, José Célio. A prática do psicólogo em saúde coletiva: um estudo no município de Fortaleza(CE), Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, Distrito Federal, v. 29, n.1, p. 60-73, 2009. |
Resumen en portugués brasileño: | O psicólogo na rede pública se depara com o desafio da inserção em instituições de saúde caracterizadas como locus específico de prática profissional. Busca-se compreender os sentidos atribuídos por um segmento de psicólogos à prática desenvolvida em serviços de saúde no Município de Fortaleza. Este estudo qualitativo, de enfoque crítico-interpretativo, foi composto por 8 das 22 psicólogas do quadro funcional da rede estadual de saúde. A técnica da entrevista individual em profundidade permitiu a construção de dois eixos da rede interpretativa referentes à inserção e aos saberes e fazeres em jogo. São muitas as dificuldades vivenciadas pelos psicólogos, sobretudo a formação acadêmica, percebida como insuficiente, e a influência do modelo biomédico como eixo organizador da assistência. Ante os usuários, o psicólogo desenvolve experiências mais técnicas e de ajustamento; há, contudo, atitudes que ultrapassam os modelos tradicionais de formação e de prática psicológicas. |
Abstract: | The psychologist in the public health sector deals with the challenge of fitting in non-psychiatric institutions characterized as one specific locus of professional practice of health. This study intends to understand the meanings attributed by the psychologists to their practice developed in the public health institutions in Fortaleza. Based on qualitative approach from a critical-interpretative perspective, the sample was composed by eight psychologists who are part of the public health team. The main technique employed was the non-directive individual interview that allowed to construct two different axis related to the objectives. The results point out many difficulties experienced by the informants that vary from a precarious academic graduation until the influence of the biomedical model in the assistance organization. In the services explored, the psychologist assumes attitudes of care as technique, adjustment, control and nullification of the difference. There are, however, experiences that go beyond the traditional models of education and practice |
Resumen en español: | El psicólogo en la red pública se depara con el desafío de la inserción en instituciones de salud caracterizadas como locus específico de práctica profesional. Se procura comprender los sentidos atribuidos por un segmento de psicólogos a la práctica desarrollada en servicios de salud en el Municipio de Fortaleza. Este estudio cualitativo, de enfoque crítico-interpretativo, fue compuesto por 8 de las 22 psicólogas del cuadro funcional de la red estatal de salud. La técnica de la entrevista individual en profundidad permitió la construcción de dos ejes de la red interpretativa referentes a la inserción y a los saberes y haceres en juego. Son muchas las dificultades vividas por los psicólogos, sobretodo la formación académica, percibida cómo insuficiente, y la influencia del modelo biomédico como eje organizador de la asistencia. Ante los usuarios, el psicólogo desarrolla experiencias más técnicas y de ajustamiento; hay, sin embargo, actitudes que sobrepasan los modelos tradicionales de formación y de práctica psicológicas. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28381 |
ISSN : | 1414-9893 1982-3703 (online) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
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