Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28380
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Condições de treino e sistemas de categorização de verbalizações de terapeutas
Título en inglés: Training conditions and evaluation of systems of categorization of therapists’ speech
Autor : Tourinho, Emmanuel Zagury
Neno, Simone
Batista, Jussara Rocha
Garcia, Mariana Gaspar
Brandão, Gisele Gillet
Souza, Lívia Melo
Lima, Juliana Bentes de
Barbosa, João Ilo Coelho
Endemann, Peter
Silva, Michele Oliveira
Palabras clave : Terapia analítico-comportamental;Comportamento verbal de terapeutas;Categorização de verbalizações;Behavior-analytic therapy;Therapists’ verbal behavior;Categorization of verbalizations
Fecha de publicación : 2007
Editorial : Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva
Citación : TOURINHO, Emmanuel Zagury; NENO, Simone; BATISTA, Jussara Rocha; GARCIA, Mariana Gaspar; BRANDÃO, Gisele Gillet; SOUZA, Lívia Melo; LIMA, Juliana Bentes de; BARBOSA, João Ilo Coelho; ENDEMANN, Peter; SILVA, Michele Oliveira. Condições de treino e sistemas de categorização de verbalizações de terapeutas. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, Curitiba, v. 9, n.2, p. 317-336, 2007.
Resumen en portugués brasileño: A difusão da terapia verbal de base analítico-comportamental deu origem a uma agenda de investigações em análise do comportamento, com o objetivo de especificação de algumas de suas dimensões. O presente artigo apresenta um percurso de investigação, com vistas ao desenvolvimento de uma metodologia para a análise de verbalizações (respostas verbais vocais) de terapeutas em terapia analíticocomportamental. São descritos cinco estudos que avaliaram condições de treino e um sistema para a categorização de verbalizações de terapeutas, baseado em possíveis funções básicas dessas verbalizações. A qualidade do sistema foi avaliada aferindo-se o índice de concordância entre categorizadores. Nos estudos, foram manipuladas variáveis como características do sistema de categorização, experiência do categorizador com a tarefa, familiaridade do categorizador com a categorização por outros, tipo e quantidade de treino e complexidade das sessões. Os resultados mostram que: a) o treino favorece índices de concordância muitas vezes superiores a 70%, sugerindo certa consistência do sistema de categorização; b) os índices de concordância são mais elevados para as categorias Investigar e Confrontar e uma maior proporção destas no conjunto das verbalizações categorizadas explica os melhores índices de concordância alcançados; c) o processo de aferição da concordância por comparação das categorizações de categorizadores pode resultar em índices que não refletem a qualidade do sistema de categorização. Características do material categorizado e do processo de categorização são apontadas como obstáculos para que sejam alcançados índices de concordância superiores a 70% e como indicação de que aspectos metodológicos podem explicar índices elevados alcançados em alguns estudos.
Abstract: The dissemination of behavior-analytic verbal therapy gave rise to a set of investigations in behavior analysis, towards the specification of some of its dimensions. This article presents a course of investigation that aimed to develop a methodology to be used in the analysis of therapists’ verbalizations (vocal verbal responses) in behavior-analytic therapy. The article presents five studies that evaluated a system for categorization of therapists’ verbalizations, based on their possible basic functions. The quality of the system was assessed through an index of agreement between participants. Variables manipulated in the studies included characteristics of the categorization system, experience of the participants with the task, familiarity of participants with others’ categorization, type and amount of training, and complexity of the sessions. Results showed that: a) training favors indexes of agreement often higher than 70%, which suggest that the system of categorization is somewhat consistent; b) categories Investigate and Confront show higher indexes of agreement, and a greater proportion of them in the set of categorized verbalizations explain the best indexes of agreement reached; c) the process of assessing agreement through a comparison of categorizations of two participants may result in indexes that do not reflect the quality of the system of categorization. Characteristics of the categorized material, as well as of the categorizing process are mentioned as obstacles to indexes of agreement higher than 70%. They also suggest that methodological features may account for high indexes found in some studies.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28380
ISSN : 1982-3541
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2007_art_jicbarbosa.pdf448,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.