Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28377
Tipo: Artigo de Periódico
Título : O conceito de "sentido" em vygotsky: considerações epistemológicas e suas implicações para investigação psicológica
Título en inglés: The concept of "meeamig" in vygotsky: epistemological appreciations and its inplications for the psychological research
Autor : Barros, João Paulo Pereira
Paula, Luana Rêgo Colares de
Pascual, Jesus Garcia
Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues
Ximenes, Verônica Morais
Palabras clave : Sentido;Teoria histórico-cultural;Processos de singularização;Processos de significação;Meaning;Historical-cultural theory;Singularization processes;Meaning processes
Fecha de publicación : 2009
Editorial : Psicologia & Sociedade
Citación : BARROS, João Paulo Pereira; PAULA, Luana Rêgo Colares de; PASCUAL, Jesus Garcia; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues; XIMENES, Verônica Morais. O conceito de "sentido" em Vygotsky: considerações epistemológicas para a investigação psicológica. Psicologia e Sociedade, Belo Horizonte, v. 21, n.2, p. 174-181, 2009.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo objetiva resgatar o conceito de “sentido” como recurso analítico nas investigações psicológicas, a partir de deslocamentos e conexões construídas na história epistemológica das ideias de Lev Vygotsky. Para isso, apresentam-se interlocuções e rupturas desse autor com matrizes de pensamento e correntes psicológicas do início do século XX, o que fornece um panorama das possibilidades até então construídas para a compreensão do conceito de “sentido”. Posteriormente, tematizam-se nuanças epistemológicas e metodológicas do tratamento dispensado por Vygotsky ao conceito em questão. Conclui-se que, nessa perspectiva, o “sentido” é concebido como acontecimento semântico particular constituído através de relações sociais, nas quais uma gama de signos é posta em jogo, o que permite a emergência de processos de singularização em uma trama interacional histórica e culturalmente constituída. Salientam-se, por fim, algumas implicações dessa concepção para as investigações psicológicas que abordam as práticas sociais e seus processos de significação.
Abstract: This article has the objective of rescuing the concept of “meaning” as analytical resource in the psychological researches from displacements and connections constructed in the epistemological history of Lev Vygotsky’s ideas. For this, interlocutions and ruptures of this author with thought matrices and psychological chains from the beginning of the 20th century are presented, supplying a panorama of the until then constructed possibilities for understanding the concept of “meaning”. Later, epistemological and methodological tones of the treatment excused by Vygotsky to the concept in question are discussed. It is concluded that, in this perspective, “meaning” is conceived as consisting as particular semantic event through social relations in which a gamma of signs is brought to discussion, which allows the emergency of processes of singularization in a plot of interaction culturally and historically constituted. It is pointed out, finally, some implications of this conception for the psychological researches that approach social practices and its processes of meaning.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28377
ISSN : 0102-7182 (impresso)
1807-0310 (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009_art_jgpascual..pdf381,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.