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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28231
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Germano, Idilva Maria Pires | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-30T13:55:10Z | - |
dc.date.available | 2017-11-30T13:55:10Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | GERMANO, Idilva Maria Pires. Trabalho biográfico na doença: articulação narrativa em Por um fio, de Drauzio Varela. In: ENCONTRO NACIONAL DA ABRAPSO, 15, 2009, Maceió. Anais... Maceió: ABRAPSO, 2009. 7p. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1981-4321 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28231 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | XV Encontro Nacional da ABRAPSO | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciências humanas | pt_BR |
dc.subject | Psicologia popular | pt_BR |
dc.subject | Eventos desorganizadores | pt_BR |
dc.subject | Reconstrução narrativa | pt_BR |
dc.title | Trabalho biográfico na doença: articulação narrativa em Por um fio, de Drauzio Varela | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O estudo da narrativa vem se destacando na psicologia e outras ciências humanas, especialmente a partir do que se convencionou chamar de “virada narrativa”, uma tendência multidisciplinar de examinar o modo como os seres humanos lidam com o tempo, o processo e a mudança e buscam estabelecer coerência e ordem aos eventos por meio da construção de histórias. A partir da década de 1960, nos estudos literários e na historiografia, e mais tarde, nos anos 80, na psicologia e ciências sociais, a narrativa tornou-se central, suscitando debates importantes sobre a sua natureza e seu valor de representação da realidade. Na Psicologia, os estudos (hoje clássicos) de Jerome Bruner (Acts of meaning/Atos de significação, 1997), Donald Polkinghorne (Narrative knowing and the human Sciences, 1988) e Theodore Sarbin (Narrative Psychology, 1986) arejaram o modo objetivista e convencional de pensar os objetos e métodos de pesquisa no campo, com a revitalização de tradições hermenêuticas orientadas para a interpretação dos sentidos da ação sócio-cultural. A narrativa é então considerada um modo de pensamento distinto do pensamento científico ou paradigmático. A narrativa constitui um princípio organizador da experiência humana ou o que Bruner (1990) chama de “psicologia popular”, por meio da qual conferimos inteligibilidade às diferentes circunstâncias e eventos que protagonizamos, testemunhamos ou imaginamos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DPSI - Trabalhos apresentados em eventos |
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