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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28230
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Um ensino salutogênico: contribuições das práticas pedagógicas pautadas na pedagogia Waldorf |
Other Titles: | Una educación salutogénica: contribuciones de las prácticas pedagógicas fundamentadas en la pedagogía Waldorf |
Title in English: | A salutogenic teaching: contributions of pedagogical practices based on Waldorf pedagogy |
Authors: | Marasca, Elaine Nista-Piccolo, Vilma Leni |
Keywords: | Pedagogia Waldorf;Salutogênese;Educação;Saúde |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Revista Educação em Debate |
Citation: | Marasca, E.; Nista-Piccolo, V. L. (2017) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O desenvolvimento humano, em sua integralidade, recorre, necessariamente, à qualidade de saúde e educação conferida aos sujeitos no percurso de sua existência. Saúde e educação são fenômenos complexos que estão imiscuídos na vida de todo ser humano, ganhando sempre novas concepções, orientações e desenvolvimentos que, invariavelmente, se entrelaçam e se subsidiam mutuamente. Neste estudo, apresentamos o método pedagógico Waldorf na perspectiva de objetivar a saúde dos educandos, por meio da implementação, no cotidiano escolar, de seus instrumentos e práticas específicos, pautados pelo desenvolvimento igualitário do pensar, do sentir e do querer. Assumindo uma abordagem revisional, relacionamos alguns dos pilares que sustentam epistemologicamente o método Waldorf: o andar, falar e pensar; o ritmo; a educação dos sentidos; o ensino da arte, ressaltando características, com foco na aprendizagem, privilegiando as esferas corpórea, psíquica e espiritual. Para Rudolf Steiner, criador da pedagogia Waldorf, o ensino deve ter um caráter sanador, o que coincide com as propostas do novo conceito de saúde – a salutogênese –, que propõe um olhar não somente em direção à patogenia, mas a ações coerentes, voltadas à geração, à manutenção e à promoção de saúde. A educação Waldorf encontra aí uma congruência, pois incorpora, já em sua concepção, desde 1919, a premissa do ensino sanador. Aliar o conceito de salutogênese às propostas da pedagogia Waldorf é o que embasa este trabalho, que busca desvelar práticas pedagógicas como elementos potenciais de um desenvolvimento saudável. |
Abstract: | Human development, in its entirety, necessarily retraces the quality of health and education provided to the individuals in the course of their existence. Health and education are complex phenomena that are involved in the life of every human being, always gaining new conceptions, orientations and developments that invariably interlace and subsidize each other. In this study, the Waldorf pedagogy is presented as a way of promoting the learners’ health, through the implementation, in their everyday school life, of their specific instruments and practices, guided by equalitarian development of thinking, feeling and will. Assuming a revisionary approach, we relate some of the pillars that epistemologically support the Waldorf method such as walking, talking and thinking; rhythm; education of the senses; the teaching of art, highlighting characteristics, focusing on learning, involving the physical, psychological and spiritual spheres. For Rudolf Steiner, the creator of the Waldorf pedagogy, teaching must have a healing nature, which coincides with the proposals of the new concept of health – the salutogenesis –, which proposes a look not only towards the pathogenesis, but to coherent actions, directed to the generation, maintenance and promotion of health. This is consistent with the Waldorf education, which, since its conception, in 1919, integrates the premise of healing education. Linking the concept of salutogenesis with the Waldorf pedagogical proposals is the focus of this work, which seeks to unveil pedagogical practices as potential elements of a healthy development. |
Abstract in Spanish: | El desarrollo humano, en su totalidad, se refiere necesariamente a la calidad de la salud y de la educación que se les proporciona a las personas en el curso de su existencia. La salud y la educación son fenómenos complejos constitutivos de la vida de todo ser humano, siempre ganando nuevas concepciones, tendencias y desarrollos que invariablemente se entrecruzan y se alimentan entre sí. En este estudio presentamos el Método Pedagógico Waldorf teniendo como objetivo la salud de los educandos, a través de la aplicación, en la vida cotidiana de la escuela, de instrumentos y prácticas específicas guiados por el desarrollo equitativo del pensar, sentir y desear. Asumiendo un abordaje revisionista, enumeramos algunos de los pilares que sostienen epistemológicamente el método Waldorf: caminar, hablar y pensar; el ritmo; la educación de los sentidos; la educación artística, destacando características centradas en el aprendizaje y privilegiando las esferas corporal, psicológica y espiritual. Para Rudolf Steiner, fundador de la Pedagogía Waldorf, la escuela debe tener un carácter curativo, lo que coincide con las propuestas del nuevo concepto de salud – la Salutogénesis – que postula una mirada no sólo dirigida para la patogénesis, sino para acciones consistentes dirigidas a la generación, mantenimiento y promoción de la salud. La educación Waldorf encuentra ahí una congruencia, pues incorpora, desde su concepción, en 1919, la premisa de la educación sanadora. Este trabajo se fundamenta en una articulación del concepto de Salutogénesis con las propuestas de la Pedagogía Waldorf, buscando desvelar prácticas pedagógicas como estrategias potenciales de un desarrollo saludable. |
Description: | MARASCA, Elaine; NISTA-PICCOLO, Vilma Leni. Um ensino salutogênico: contribuições das práticas pedagógicas pautadas na pedagogia Waldorf. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 39, n. 73, p. 225-241, jan./jun. 2017. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28230 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) 2526-0847 (online) |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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