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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28061
Tipo: | Dissertação |
Título : | Trabalho infantil e seus reflexos no desempenho estudantil e profissional |
Autor : | Dodou, João Batista Siqueira |
Tutor: | Corrêa, Márcio Veras |
Palabras clave : | Trabalho infantil;Notas;Avaliação;Tratamento |
Fecha de publicación : | 2012 |
Citación : | DODOU, João Batista Siqueira. Trabalho infantil e seus reflexos no desempenho estudantil e profissional. 2012. 70f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional em Economia do Setor Público, Fortaleza (CE), 2012. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho tem por objetivo avaliar o impacto do trabalho infantil nas notas dos alunos utilizando, para tal fim, os dados do INEP. Avalia-se aqui turmas de quinto e nono ano, dividindo-as nas disciplinas de Matemática e Português. Emprega-se então, um modelo de avaliação de impacto por um pareamento de escore de propensão, uma vez que não houve uma aleatorização entre os estudantes para se poder criar um grupo de controle e tratamento. Reforça-se que, referida metodologia tem por escopo a observância de todos os fatores que fazem com que o participante escolha receber o tratamento. Como o tratamento é concernente ao trabalho infantil, esclarece-se que existe um perfil de estudantes compelidos a trabalhar durante a infância e, como tal perfil pode ser observado na base de dados utilizados, os resultados obtidos por esta metodologia são confiáveis. Este trabalho mostra ainda que há, em média, uma perda equivalente a 15 pontos na escala SAEB no que concerne ao desempenho dos alunos que trabalham em relação aos que não laboram. Além disso, fica claro que este tratamento é mais pernicioso para os primeiros anos, pois a média dos resultados é mais negativa aos alunos do quinto ano. |
Abstract: | The aim of this paper is to assess the impact of child labor in the notes of the students, using for this purpose the data from INEP. It is estimated here classes of fifth and ninth years, dividing the classes in math and Portuguese. It then employs a model of impact assessment through a pairing propensity score, since there was a randomization among students in order to create a control group and treatment. Therefore, this methodology is based on the assumption that is observed all the factors that make the participant choose to receive treatment. As the treatment here is child labor, there is a profile of students who are compelled to work during their childhood, and as such can be seen in profile database used, the results obtained by this method are reliable. Thus, this work shows that there is an average of 15 points on the scale SAEB loss in performance of students who work for those who do not work. Furthermore, it shows that this treatment is more pernicious for the first year, as the average of the results is negative for the fifth year. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28061 |
Aparece en las colecciones: | PEP - Dissertações defendidas na UFC |
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