Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27936
Type: Artigo de Periódico
Title: O pesquisador-cineasta e a ética dos olhares compartilhados
Title in English: The researcher-filmmaker and the ethics of shared looks
Authors: Souza, Solange Jobim e
Keywords: Imagem técnica;Pesquisa em ciências humanas;Ética do olhar;Princípios metodológicos
Issue Date: 2017
Publisher: Revista de Psicologia
Citation: SOUZA, Solange Jobim e. O pesquisador-cineasta e a ética dos olhares compartilhados. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 8-22, jan./jun. 2017.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente artigo é uma decorrência das pesquisas que venho desenvolvendo, ao longo de quase duas décadas, sobre o uso da imagem técnica em pesquisa acadêmica. O ponto de partida é a afirmação de que a utilização da câmera como mediação provoca uma intervenção singular na relação que se estabelece entre o pesquisador e os sujeitos da pesquisa. O objetivo é apresentar os princípios metodológicos que têm orientado o uso de câmera de vídeo em pesquisa acadêmica, oferecendo subsídios para a definição do ato de pesquisar como construção de uma ética e de uma estética do olhar. A filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, o debate pioneiro instaurado por Walter Benjamin sobre as transformações da arte na época da reprodução técnica, o cinema documentário de Eduardo Coutinho e a obra teórica e cinematográfica de Pasolini são as principais referências.
Abstract: This article is a result of the researches that I have developed over nearly two decades on the use of audiovisual camera in academic research. The starting point is the claim that the use of the camera as mediation causes an unique intervention in the relationship that is established between the researcher and the research subjects. The goal is to present the methodological principles that have guided the use of audiovisual in academic research, offering support for the definition of the act of researching as building an ethical and aesthetical look. The philosophy of Bakhtin´s language, the pioneer debate initiated by Walter Benjamin on the transformation of the art at the time of mechanical reproduction, Coutinho´s documentary film and the theoretical and cinematographic work of Pasolini are the main references.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27936
ISSN: 2179-1740 (online)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_art_sjsouza.pdf356,07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.