Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27798
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavalcante, Maria Juraci Maia-
dc.contributor.authorLira Filho, Orlando de Souza-
dc.date.accessioned2017-11-22T18:39:43Z-
dc.date.available2017-11-22T18:39:43Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationLira Filho, O. S.; Cavalcante, M. J. M. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27798-
dc.descriptionLIRA FILHO, Orlando de Souza. A aplicação da Ratio Studiorum (1599) nos colégios Antônio Vieira em Salvador/BA e Santo Inácio de Fortaleza/CE: uma pedagogia atual e de longa duração. 2017. 122f. – Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós- Graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.description.abstractIt is an investigation in the context of educational history. It aims to understand the pedagogical action of the Jesuits in Brazil, focusing on the systematics of Ignatian root pedagogy, named Ratio Studiorum, an instrument that serves as a guide to teachers of Jesuit colleges, regulating from the way of organizing lessons, to the regime disciplinary and didactic of the classes. It adopts the comparative perspective, since this theme operates with simultaneous events that, even taking place in distinct spaces, are the result of an action of an international missionary nature, which extends in time for centuries. It addresses a secular pedagogy, with a humanist and modern basis, the research sought to understand: 1) the theological and philosophical foundations of Ratio Studiorum; 2) the contribution he gave to Brazilian education through his historiography; 3) their presence in the current teaching model and, in particular, their effective performance in the Santo Inácio Colleges in Fortaleza and Antônio Vieira in Salvador. The research was based mainly on a bibliographic source that affects this theme, based on, for example, authors such as: Azevedo (1958), Cavalcante (2008), Franca (1952) and Schmitz (1994); also uses visits to the Jesuit colleges indicated for on-site observation, analyzes documents that guide this pedagogy and uses interviews with teachers and managers of such colleges on their practice. It achieved satisfactory results, especially when we note that the pillars of the Ratio Studiorum of 1599 remain alive, in this way they clarify the reason for the permanence of Jesuit pedagogy in time and its relevance, based on the capacity to adapt to the new, without neglecting its roots as an institution of Christian education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHistória Educacionalpt_BR
dc.subjectJesuítaspt_BR
dc.subjectRatio Studiorumpt_BR
dc.subjectColégiospt_BR
dc.subjectEducational Historypt_BR
dc.subjectJesuitspt_BR
dc.subjectRatio Studiorumpt_BR
dc.subjectCollegespt_BR
dc.titleA aplicação da Ratio Studiorum (1599) nos colégios Antônio Vieira em Salvador/BA e Santo Inácio de Fortaleza/CE: uma pedagogia atual e de longa duraçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrTrata de uma investigação no âmbito da história educacional. Tem por objetivo entender a ação pedagógica dos Jesuítas no Brasil, com foco na sistemática da pedagogia de raiz inaciana, nomeada Ratio Studiorum, instrumento este que serve de guia aos professores dos colégios jesuítas, normatizando desde o modo de organizar as lições, até ao regime disciplinar e didático das aulas. Adota a perspectiva comparada, visto que esta temática opera com acontecimentos simultâneos que, mesmo ocorrendo em espaços distintos, são desdobramentos de uma ação de cunho missionário internacional, que se estende no tempo por séculos. Aborda uma pedagogia secular, de base humanista e moderna, a investigação buscou entender: 1) os fundamentos teológicos e filosóficos da Ratio Studiorum; 2) a contribuição que deu à educação brasileira, através da sua historiografia; 3) a sua presença no atual modelo de ensino e, em particular, a sua atuação efetiva nos Colégios Santo Inácio em Fortaleza e Antônio Vieira em Salvador. A pesquisa apoiou-se, principalmente, em fonte bibliográfica afeta a esta temática, com base, por exemplo, em autores, como: Azevedo (1958), Cavalcante (2008), Franca (1952) e Schmitz (1994) e outros; utiliza ainda visitas aos colégios jesuítas indicados para observação in loco, analisa documentos que orientam essa pedagogia e recorre a entrevistas com professores e gestores de tais colégios sobre a sua prática. Alcançou resultados satisfatórios, principalmente quando notamos que os pilares da Ratio Studiorum de 1599 permanecem vivos, desta forma esclarecem a razão da permanência da pedagogia jesuítica no tempo e sua de atualidade, pautada na capacidade de adaptação ao novo, sem descuidar de suas raízes como instituição de educação cristã.pt_BR
dc.title.enThe application of the Ratio Studiorum (1599) in the Antônio Vieira schools in Salvador/BA and Santo Inácio de Fortaleza/CE: a current and long-term pedagogypt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_dis_oslirafilho.pdf5,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.