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Tipo: Dissertação
Título: O conselho escolar como espaço de participação: uma reflexão sobre a prética nas escolas públicas estaduais do município de Fortaleza
Título em inglês: The school board as a space for participation: a reflection on the prética state public school in Fortaleza
Autor(es): Carneiro, Maria Joyce Maia Costa
Orientador: Matos, Kelma Socorro Lopes de
Palavras-chave: Escolas Públicas Estaduais de Fortaleza;Conselho Escolar;Prática nas escolas;Comunidade e escola;Escolas públicas - Fortaleza;Educação e Estado;Educação
Data do documento: 2005
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: CARNEIRO, Maria Joyce Maia Costa. O conselho escolar como espaço de participação: uma reflexão sobre a prética nas escolas públicas estaduais do Município de Fortaleza. 2005. 166 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza-CE,2005.
Resumo: Este trabalho tem como interesse verificar a participação do Conselho Escolar no CERE Profª Mª José Santos F. Gomes e na EEFM Antônio Bezerra da 3ª Região do CREDE 21. O objeto de estudo diz respeito à atuação do Conselho Escolar que agrega os diversos segmentos representativos da unidade escolar, refletindo sobre os entraves bloqueadores do seu efetivo funcionamento. O referencial teórico e metodológico embasou-se em autores como: Carvalho (2000), Arroyo (1979), Freire (1997), Gadotti (2000), Lück (1998), Paro (1997) e Libâneo (1984). A coleta de dados se deu com a utilização de 154 questionários que foram respondidos por 49 professores, 45 estudantes, 40 pais e 20 funcionários. Realizamos ainda dois Grupos Focais com representantes dos pais das duas escolas. Os resultados apontam que não há diferenças significativas na atuação de ambos os Conselhos, limitando-se a uma participação restrita às funções administrativa e financeira, em detrimento das demais. Percebemos que os pais acreditam na atuação do Conselho, apesar do pouco envolvimento. Os questionários indicam-nos que os diversos segmentos escolares da EEFMAB e CERE depositam confiança no trabalho do Conselho, reconhecendo que mesmo ainda prevalecendo uma política de caráter central, a escola ganhou com a sua implantação. Para nós, ainda é necessária uma maior articulação entre a SEDUC e as escolas no sentido de promover a participação ativa e política da comunidade.
Abstract: This work has as interest to verify the participation of the Pertaining to school Council in the CERE Profª Mª José Santos Ferreira Gomes and in the EEFM Antonio Bezerra of 3ª Region of the CREDE 21. The study object says respect to the performance of the Pertaining to School Council who adds the diverse representative segments of the Pertaining to school unit, reflecting on the impediments chokes of its effective functioning. The theoretical and methodological referential was based in authors as: Carvalho (2000), Arroyo (1979), Freire (1997), Gadotti (2000), Lück (1998), Paro (1997) and Libâneo (1984). The collection of data if gave with the use of 154 questionnaires that had been answered by 49 professors, 45 students, 40 parents and 20 employees. We still carry through two Focal Groups with representatives of the parents of the two schools. The results shows that it does not have significant differences in the performance of both the Council, limiting it a restricted participation to the functions administrative and financial, in detriment of excessively. We perceive that the parents believe the performance of the Advice, despite the little evolvement. The questionnaires indicate them that the diverse pertaining to school segments of EEFMAB and CERE deposit confidence in the work of the Council, recognizing that exactly still taking advantage one politics of central character, the school earned with its implantation. For us, still necessary a bigger joint between the SEDUC and the schools in the direction to promote the active participation and politics of the community.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2766
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