Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27518
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Para além do espaço verde na escola: análise das concepções sobre educação ambiental vinculadas à proposta da Mostra de Educação Ambiental no Ceará
Título en inglés: Beyond green spaces in school: analysis of conceptions about environmental education linked to the exhibition of Environmental Education’s Purpose in Ceará
Autor : Rodrigues, Diego Adaylano Monteiro
Leite, Raquel Crosara Maia
Palabras clave : Educação ambiental;Concepções;Mostras ambientais;Environmental education;Environmental exhibition;Conceptions
Fecha de publicación : 2017
Editorial : Ciência & Educação
Citación : Rodrigues, D. A. M.; Leite, R. C. M.(2017)
Resumen en portugués brasileño: Neste trabalho, definimos como objetivo identificar e discutir as concepções sobre educação ambiental presentes na proposta da Mostra de Educação Ambiental da Rede Estadual de Ensino (MEA), no Ceará. Assumimos o paradigma qualitativo de investigação e realizamos entrevistas com organizadores do evento, que também são formadores ambientais responsáveis pela educação ambiental (EA) no Estado do Ceará. Após esta etapa, relacionamos os dados das entrevistas com a pesquisa documental sobre os editais do evento. Fundamentados pela Análise de Conteúdo, analisamos os temas, palavras e expressões que se aproximam ou se distanciam das perspectivas sobre EA descritas na literatura. Consideramos que a proposta da MEA apresenta diferentes perspectivas da EA, tais como inserções conservacionistas, científicas, resolutivas e críticas. Está presente no horizonte pedagógico deste evento a busca de projetos que fazem transformações sociais e curriculares.
Abstract: In this work, we set our goal to identify and discuss the conceptions about environmental education, which are present in the aims of the Exhibition of Environmental Education of the State Teaching Network in Ceará (MEA). We employed a qualitative investigation paradigm and surveyed the event organizers, who are also environmental education (EA) teachers in the state of Ceará. After this initial phase, we matched the survey’s data with the documented data from the event notices. Based on Content Analysis, we analysed themes, words and expressions that are either close or distant from the EA perspectives described in the literature. We considered that MEA’s purpose presents different EA perspectives such as conservationist, scientific, vigorous and critical ideas. Additionally, the search for projects that make social and curricular transformations is present in this event’s pedagogic scope.
Descripción : RODRIGUES, Diego Adaylano Monteiro; LEITE, Raquel Crosara Maia. Para além do espaço verde na escola: análise das concepções sobre educação ambiental vinculadas à proposta da Mostra de Educação Ambiental no Ceará. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 3, p. 643-657, july/sept. 2017.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27518
ISSN : 1516-7313 (impresso)
1980-850X (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_art_damrodrigues.pdf255,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.