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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27501
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Gerciane Maria da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-14T11:19:14Z | - |
dc.date.available | 2017-11-14T11:19:14Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, G. M. C. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-4620 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27501 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Gerciane Maria da Costa. Autenticidade, produção coletiva e mercado de pintura: o caso do artista naif Chico da Silva. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 48, n. 1, p. 69-88, jan./jul. 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | It aims to discuss the establishment of authenticity standards through the marketing dynamic painting. In this way, the pictorial trade "Chico da Silva" is expressed as an interesting case to reflect on the imputation of values to artistic work wrought by the human, material and institutional mediations. Naif painter of international recognition, Silva (1910-1985) promoted a paradoxical game between copy and original, calling into question the very notion of authenticity of his compositions to involve third parties in its productive dynamics. Being the authenticity one cardinal value for both artistic practices as for commercial, competed to trigger market strategies, more or less elaborate, authentication and singling guided in intrinsic and extrinsic expedients to their works. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Ciências Sociais | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mercado | pt_BR |
dc.subject | Autenticidade | pt_BR |
dc.subject | Chico da Silva | pt_BR |
dc.subject | Market | pt_BR |
dc.title | Autenticidade, produção coletiva e mercado de pintura: o caso do artista naif Chico da Silva | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Visa problematizar a constituição de padrões de autenticidade em meio à dinâmica mercadológica da pintura. Desta maneira, o comércio pictórico “Chico da Silva” se expressa como um caso interessante para refletir sobre a imputação de valores à obra artística operada pelas mediações humanas, materiais e institucionais. Pintor naif de reconhecimento internacional, Silva (1910-1985) promoveu um jogo paradoxal entre cópia e original, pondo em causa a própria noção de autenticidade das suas composições ao envolver terceiros na sua dinâmica produtiva. Sendo a autenticidade um valor cardinal tanto para as práticas artísticas como para as mercantis, competiu ao mercado acionar estratégias, mais ou menos elaboradas, de autenticação e singularização pautadas em expedientes intrínsecos e extrínsecos a suas obras. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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