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dc.contributor.authorOliveira, Gerciane Maria da Costa-
dc.date.accessioned2017-11-14T11:19:14Z-
dc.date.available2017-11-14T11:19:14Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationOliveira, G. M. C. (2017)pt_BR
dc.identifier.issn2318-4620 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27501-
dc.descriptionOLIVEIRA, Gerciane Maria da Costa. Autenticidade, produção coletiva e mercado de pintura: o caso do artista naif Chico da Silva. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 48, n. 1, p. 69-88, jan./jul. 2017.pt_BR
dc.description.abstractIt aims to discuss the establishment of authenticity standards through the marketing dynamic painting. In this way, the pictorial trade "Chico da Silva" is expressed as an interesting case to reflect on the imputation of values to artistic work wrought by the human, material and institutional mediations. Naif painter of international recognition, Silva (1910-1985) promoted a paradoxical game between copy and original, calling into question the very notion of authenticity of his compositions to involve third parties in its productive dynamics. Being the authenticity one cardinal value for both artistic practices as for commercial, competed to trigger market strategies, more or less elaborate, authentication and singling guided in intrinsic and extrinsic expedients to their works.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectAutenticidadept_BR
dc.subjectChico da Silvapt_BR
dc.subjectMarketpt_BR
dc.titleAutenticidade, produção coletiva e mercado de pintura: o caso do artista naif Chico da Silvapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrVisa problematizar a constituição de padrões de autenticidade em meio à dinâmica mercadológica da pintura. Desta maneira, o comércio pictórico “Chico da Silva” se expressa como um caso interessante para refletir sobre a imputação de valores à obra artística operada pelas mediações humanas, materiais e institucionais. Pintor naif de reconhecimento internacional, Silva (1910-1985) promoveu um jogo paradoxal entre cópia e original, pondo em causa a própria noção de autenticidade das suas composições ao envolver terceiros na sua dinâmica produtiva. Sendo a autenticidade um valor cardinal tanto para as práticas artísticas como para as mercantis, competiu ao mercado acionar estratégias, mais ou menos elaboradas, de autenticação e singularização pautadas em expedientes intrínsecos e extrínsecos a suas obras.pt_BR
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