Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27459
Tipo: TCC
Título: A difusão da governança corporativa no âmbito acadêmico: estudo de caso na FEAAC - UFC
Autor(es): Prado, Pedro Julião Pessoa
Orientador: Paula, Álvaro Luiz Bandeira de
Palavras-chave: Governança corporativa;Formação profissional
Data do documento: 2014
Citação: PRADO, Pedro Julião Pessoa. A difusão da governança corporativa no âmbito acadêmico: estudo de caso na FEAAC ¿ UFC. 2014. 53 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo principal analisar a difusão dos princípios de Governança Corporativa na formação dos profissionais concludentes na FEAAC-UFC. Entendendo o tema como subsídio para desenvolvimento das organizações e suporte na tomada de decisão dos gestores, as boas práticas devem ser ensinadas no âmbito acadêmico para que os futuros profissionais estejam aptos a coloca-las em prática quando gestores. Reconhecendo a importância do tema, realizou-se uma pesquisa de campo com os alunos graduandos no curso de Administração da faculdade, tendo como instrumento da coleta de dados um questionário para resposta individual de cada aluno. Os resultados evidenciaram o despreparo dos alunos quanto aos conceitos e princípios do foco central desse trabalho, bem como a falta de interesse em priorizar os investimentos em assuntos relacionados ao tema quando da realização de investimentos nas organizações. Esse fato demonstra o risco da faculdade estar formando profissionais despreparados para o mercado atual, sem conhecimentos básicos de conceitos éticos e transparentes no processo de gestão.
Abstract: This research has the main objective to analyze the diffusion of corporate governance principles in the training of future professionals in FEAAC-UFC. Understanding the subject as an aid to development of organizations and support the decision making of managers, good practices must be taught by academics so that future professionals are able to put them into practice when managers. Recognizing the importance of this issue, we carried out a field survey with students majoring in Business Administration as an instrument of data collection a questionnaire to each student's individual response. The results showed the unpreparedness of students to the concepts and principles of the central focus of this work as well as the lack of interest in prioritizing investments in subjects related to the theme when making some investments in organizations. This fact demonstrates the risk of being college graduate professionals unprepared for the current market without basic knowledge of ethical and transparent concepts in the management process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27459
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_pjpprado.pdf284,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.