Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27075
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Elenilce Gomes de-
dc.contributor.authorAzevedo Filho, Carlos Augusto de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-11-03T10:13:55Z-
dc.date.available2017-11-03T10:13:55Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationAzevedo Filho, C. A. O.; Oliveira, E. G. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27075-
dc.descriptionAZEVEDO FILHO, Carlos Augusto de Oliveira. Estágio curricular: tensionamentos da racionalidade técnica na formação de professores de teatro. 2017. 95f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.description.abstractThe present academic paper consists of a study that analyzes the presence of Technical Rationality in the process of Teacher Training in the Theater, starting from the experiences offered by the undergraduate course in Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE-CE) – in Fortaleza. In order to accomplish this work, it was made an approximation with reflections inherent to Technical Rationality, especially the criticism developed by Theodor W. Adorno and Max Horkheimer in the Dialectic of Enlightenment (1985), and the valorization of some aspects about the experiences derived from the Teachers’ Training Course, as a student. Since this study deals with teacher education in the Theater area, there was also an approach to works related to Teacher Training such as studies by Selma Garrido Pimenta (1995, 1996, 2005 and 2010) and Dermeval Saviani (1991, 1994, 2005, 2007a , 2007b, 2007c and 2009), also writers from theater, like Augusto Boal (2012) and Bertolt Brecht (2005).This paper also had the art educator Ana Mae Barbosa’s book (2008a, 2008b) “Analyzes on the importance of art in education. The methodology adopted for the accomplishment of this case study was a mix of questions aimed at the Theater Teachers’ Training, focusing on the formation of that course. The reflections were supported on teacher education, work and education, and it brought to discussion some aspects derived from Theater Teaching and Theater as a Language, starting from the experiences and readings related to the Theater Teachers’ formation for the concrete picture of the work of theater teaching, guided by Marxist dialectical historical materialism.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTeatro – Formação de Professores - Cearápt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades – Currículospt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectRaciona lidade técnicapt_BR
dc.subjectProfessores de teatropt_BR
dc.titleEstágio curricular: tensionamentos da racionalidade técnica na formação de professores de teatropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente dissertação consiste em um estudo relacionado à Racionalidade Técnica no processo de Formação de Professores de Teatro, tendo como ponto de partida experiências de Estágios referentes ao curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE-CE), em Fortaleza. Para a realização desta dissertação foi efetivada aproximação com reflexões inerentes à Racionalidade Técnica, em especial às críticas desenvolvidas por Theodor W. Adorno e Max Horkheimer na obra Dialética do esclarecimento (1985). Como este estudo trata da análise de uma Formação Docente na área de Teatro, também houve aproximação com estudos voltados a discussões relacionadas à Formação de Professores, como artigos de Selma Garrido Pimenta (1995, 1996, 2005 e 2010) e de Dermeval Saviani (1991, 1994, 2005, 2007a, 2007b, e 2009), assim como ensaios de autores provindos do campo do Teatro, como Augusto Boal (2012) e Bertolt Brecht (2005), entre outros estudos. Foi adotado o materialismo histórico dialético marxista como metodologia para a realização desta dissertação que reúne questionamentos voltados à Formação de Professores de Teatro, com ênfase na formação do citado curso, tendo como suporte documentos que orientam tal curso, reflexões a respeito da Formação Docente, do Trabalho e da Educação, destacados a partir de tensionamentos da Racionalidade Técnica identificados por meio de experiências de Estágio curricular, expondo fatores relacionados às condições de Formação e Atuação de Professores de Teatro na educação básica da atualidade, negando resoluções inconsistentes e impulsionado pelas experiências inerentes ao estágio curricular apontando alternativas.pt_BR
dc.title.enCurricular stage: tensions of technical rationality in the teacher teacher trainingpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_dis_caoazevedo.pdf817,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.