Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27039
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Como fazer uma sociologia da singularidade? Autoria e campo literário
Autor(es): Leão, Andréa Borges
Palavras-chave: Campo literário;Singularidade;Autoria literária;Direito do autor;Instituições literárias
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: Estudos de Sociologia
Citação: Leão, A. B. (2009)
Resumo: Se o ponto de partida de uma sociologia do estatuto do criador em literatura é o funcionamento social das obras e das condições de sua produção em um espaço de posicionamentos específi cos, o percurso da análise deve acompanhar a lógica dos valores que fundamenta o trabalho de criação. A moderna atividade literária não escapa às tensões entre a afi rmação dos valores associados à singularidade do indivíduo e as regras coletivas que confi guram e orientam as relações no mundo literário, a exemplo dos poderes de consagração e reconhecimento. Daí os embates entre as formas de comportamento individual e a organização das instituições sociais que regulam o trabalho literário. O objetivo deste artigo é situar o escritor, enquanto sujeito historicamente submetido a um “regime de singularidade”, face à estrutura do campo literário. Para tanto, estabelece um possível diálogo entre a abordagem compreensiva da socióloga Nathalie Heinich e a ciência das obras elaborada por Pierre Bourdieu.
Descrição: LEÃO, Andréa Borges. Como fazer uma sociologia da singularidade? Autoria e campo literário. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 14, n. 27, p. 301-316, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27039
ISSN: 1982-4718
1414-0144
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_ableão.pdf142,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.