Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27021
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOlinda, Ercília Maria Braga de-
dc.contributor.authorOliveira, Carla Shirley Vidal-
dc.date.accessioned2017-10-30T18:13:47Z-
dc.date.available2017-10-30T18:13:47Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Carla Shirley Vidal. Narrativas de professoras alfabetizadoras: tornar-se docente. 2013. 71f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27021-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectNarrativas de formaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizadorapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleNarrativas de professoras alfabetizadoras: tornar-se docentept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem por objetivo conhecer os fatores que influenciaram na construção do ser docente de alfabetizadoras. Pretendemos, com essa análise, entender que fatores influenciaram na escolha pela profissão e quais experiências práticas foram mais significativas. Identificamos os problemas enfrentados, bem como os métodos utilizados no período em que as professoras foram alfabetizadas e confrontamos com as práticas pedagógicas empregadas atualmente. Escolhemos como orientação metodológica a abordagem biográfica de pesquisa, e utilizamos como material de análise, as narrativas de seis professoras alfabetizadoras do Estado do Ceará. Tomamos como referência teórica os estudos realizados por Cunha (1997), Kramer e Souza (1996), Passos (2007), entre outros. Nos depoimentos, as professoras revelaram a influência da família e da cultura e as circunstâncias que as fizeram ser as professoras que são. Vimos, em alguns casos, que não houve propriamente uma escolha em relação à profissão. As professoras descreveram a sua busca pela profissionalização, seus sentimentos sobre a culpa e responsabilidades que recai sobre esse profissional e a necessidade de adequação dos currículos dos cursos de formação de professores visando formar alfabetizadores.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_csvoliveira.pdf503,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.