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Type: TCC
Title: Análise dos apelos de mensagem na comunicação de marketing de instituições privadas de ensino básico
Authors: Oliveira, Nathalia Fontenele de
Advisor: Silva, Áurio Lúcio Leocádio da
Keywords: Propaganda;Marketing de serviços;Escolas particulares
Issue Date: 2014
Citation: OLIVEIRA, Nathalia Fontenele de. Análise dos apelos de mensagem na comunicação de marketing de instituições privadas de ensino básico. 2014. 71 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar os apelos de mensagem na comunicação de marketing das instituições privadas de ensino básico, a partir de propagandas coletadas. Para tanto, levantou-se as comunicações de marketing institucionais dessas organizações para identificar os apelos utilizados e posteriormente apresentou-se um framework explicitando os dados encontrados na pesquisa. A revisão bibliográfica teve foco nos temas “comunicações de marketing”, “marketing de serviços” e “propagandas e apelos de marketing”. Os resultados obtidos nesta pesquisa, a partir da amostra coletada e analisada, foram confrontados com a teoria e discutidos com ênfase nos pontos similares e divergentes encontrados na literatura. Verificou-se que as instituições privadas de ensino básico classificam-se em dois grupos, ao analisar as propagandas de marketing, o racional, com foco em resultado, e o emocional com foco em formação humana. Diante disso, concluiu-se que cada grupo tem suas particularidades em utilizar os apelos de mensagem de marketing para produzir suas publicidades a fim de alcançar os objetivos e metas traçados estrategicamente de acordo com o perfil da instituição.
Abstract: The following study has as main objective to analyze message appeals in marketing communication at K-12 private schools market, from collected advertisements. For that, institutional marketing communications of these organizations were brought up to identify the used appeals. Later, a framework demonstrating the data found on the research was presented. Bibliographic revision had focus on themes such as "marketing communication", "marketing of services", and "marketing appeals and propaganda". The results obtained in this research, from the collected and analyzed sample, were confronted with theory and discussed with emphasis in similarities and divergences found in literature. By analyzing advertisements, it was verified that K-12 private schools can be classified in two groups: the rational, with focus on results, and the emotional, with focus on human formation. As a result, the conclusion was that each group has its own peculiarities for using using marketing message appeals to produce advertisements, in order to reach their objectives and goals designed strategically, according to the institution profile.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26997
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