Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26992
Tipo: TCC
Título: A influência dos fatores macroambientais na decisão de compra do consumidor: uma análise do mercado fitness
Autor(es): Damasceno, Mariana Rocha
Orientador: Romero, Cláudia Buhamra Abreu
Palavras-chave: Comportamento do consumidor;Academias de ginástica;Espaços públicos - Exercícios
Data do documento: 2014
Citação: DAMASCENO, Mariana Rocha. A influência dos fatores macroambientais na decisão de compra do consumidor: uma análise do mercado fitness. 2014. 72 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2014.
Resumo: A preocupação das pessoas com a aparência física e a saúde aumenta a cada dia e, junto com ela, vem o aumento das opções disponíveis no mercado fitness. Reconhecida a necessidade pela prática de atividades físicas, etapa inicial do processo de decisão de compra, surgem outras etapas com as quais o consumidor deve lidar, através da busca informações a respeito das opções e avaliação das alternativas. Essa decisão envolve a influência de inúmeras variáveis macroambientais, dentre as quais, a cultura, a economia, a natureza, a política e a tecnologia. Como objetivos do presente trabalho tem-se a investigação dos motivos que levam as pessoas a optar por academias ou assessorias de rua, e a identificação dos fatores que agem na repulsão ou atração de atletas em relação a assessorias de rua. Foi utilizado o método de pesquisa descritiva, sendo feito o levantamento por meio da aplicação de questionário online. Os resultados obtidos indicaram que a violência representa o principal de fator de repulsão de atletas entre as assessorias de rua, fato que não interferiu no número de adeptos satisfeitos, que foi superior ao número de adeptos satisfeitos nas academias.
Abstract: The concern about physical appearance and body health increases every day and so do the fitness market options. Once the need of a physical activity is recognized, during the purchase decision process, the costumer must research informations and reviews about the options available so he wont regret his choice. This decision is affected by macroenvironmental factors such as culture, economy, nature, politics and technology. The goals of this paper are investigate the reasons why people choose between fitness center and street assistance, identify the factors that attract or repulse the street athletes of the street assistance, evaluate the strategies to use the opportunities and overcome the threats of the street assistance. The research method applied was descriptive method and the data was collected by an online survey. The obtained results indicate that violence is the main repulsive factor among street assistance athletes, although this fact didn’t interfered on the amount of satisfacted athletes on street assistance which was higher than amount of satisfied fitness center athteles.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26992
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_mrdamasceno.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.