Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26969
Tipo: TCC
Título : O processo estratégico com destaque na vantagem competitiva: estudo de caso na empresa Grande Moinho Cearense S.A
Autor : Sousa, Francisca Talita de Mesquita
Tutor: Moraes, Laudemiro Rabelo de Souza e
Palabras clave : Planejamento estratégico;Planejamento empresarial - Vantagens competitivas
Fecha de publicación : 2014
Citación : SOUSA, Francisca Talita de Mesquita. O processo estratégico com destaque na vantagem competitiva: estudo de caso na empresa Grande Moinho Cearense S.A.. 2014. 60 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2014.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho nasce da ideia de entender o processo estratégico e compreender seus desdobramentos. Toda e qualquer empresa precisa formular um tipo de estratégia para se atingir algum objetivo. Desde os tempos das cavernas que o homem faz planos desenvolve maneira de se chegar a melhor decisão. A ideia deste estudo é explorar o processo estratégico e sua relação com a vantagem competitiva. É necessário que para se implantar um eficiente processo estratégico a empresa possua um bom planejamento e organização, bem como conhecimento sobre o mercado, os concorrentes, o ambiente interno e externo, o avanço tecnológico na área, os fornecedores e principalmente conheça as necessidades da empresa e de seus clientes. Para se ter um planejamento estratégico coerente é importante olhar também para a cultura organizacional. Deve-se investir na parte humana e social dentro da empresa, pois os colaboradores são peças fundamentais para a implantação de processo estratégico eficiente. Em geral para haver sucesso no o processo de planejamento estratégico todos as áreas deverão trabalhar juntas e alinhadas com os objetivos da organização.
Abstract: This work arises from the idea of understanding the strategic process and understand its consequences. Any company needs to formulate a kind of strategy to achieve some goal. Since the time of the cave man makes plans develops way to reach the best decision. The idea of this study is to explore the strategic process and its relationship with competitive advantage. It is necessary to implement an effective strategy process the company has good planning and organization as well as knowledge about the market, competitors, the internal and external environment, and technological advances in the area, suppliers and mainly meet the company's needs and its customers. To have a coherent strategic planning is also important to look at the organizational culture. Should invest in human and social part in the company because the employees are fundamental for efficient strategic deployment process. In general, to be successful in the strategic planning process all the areas should work together and aligned with the organization's goals.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26969
Aparece en las colecciones: ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_tcc_ftmsousa.pdf486,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.