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Tipo: TCC
Título: Análise comparativa de microsseguros de vida ofertados à população mais vulnerável aos riscos decorrentes da pobreza
Autor(es): Oliveira, Ângelo Eugênio Trindade
Coorientador: Leopoldino, Cláudio Bezerra
Palavras-chave: Seguro de vida;Finanças pessoais;Pobreza
Data do documento: 2014
Citação: OLIVEIRA, Ângelo Eugênio Trindade. Análise comparativa de microsseguros de vida ofertados à população mais vulnerável aos riscos decorrentes da pobreza. 2014. 64 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2014.
Resumo: Desde que surgiram as primeiras operações comerciais, as civilizações vêm desenvolvendo formas de se precaverem contra incertezas trazidas por atos humanos ou fatos naturais, capazes de lhes trazer prejuízos, sejam eles materiais ou imateriais. O microsseguro é um mecanismo que visa dar proteção aos ganhos e conquistas da população de baixa renda, sendo, portanto, um instrumento de apoio ao crescimento e ao progresso desta classe menos favorecida. Objetivou-se comparar, por meio de pesquisa documental e bibliográfica, o serviço de Microsseguros de Vida ofertado pelas instituições Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Palmas e Bradesco. Classifica-se quanto aos fins como exploratória e quanto aos meios como bibliográfica e documental. Foram analisados os canais de distribuição, os parceiros de distribuição, a descrição e distribuição dos produtos ofertados, gestão de sinistro e manutenção de apólice das referidas instituições no ramo de microsseguros de vida de cada instituição. Também foi realizado um estudo comparativo dos produtos dos canais, no que se refere aos próprios produtos, à vendas, os pagamentos e sinistro. Evidenciaram-se os pontos fortes e fracos dos serviços de microsseguros ofertados pelas referidas instituições. Percebeu-se que a linguagem do microsseguro utilizada pelas instituições não é acessível ao público de baixa renda. Também verificou-se que os canais de distribuição das quatro instituições estudadas são limitados, tendo em vista que existem várias opções de parceiros de distribuição. O prazo de liquidação de sinistro do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Bradesco revelaram-se longos, não correspondendo à filosofia que está envolta ao serviço de microsseguro, que diz que este prazo deve ser de 24 a 48 horas. No entanto, o Bradesco opera com prazo de liquidação de sinistro ainda maior. O Banco Palmas é a instituição financeira que mais se aproxima da característica do microsseguro em relação ao prazo de liquidação de sinistro. No Brasil, criar uma oportunidade econômica no mercado de microsseguros constitui um desafio para as instituições. Pois trata-se de um segmento recente, com regulações novas, pouco conhecimento sobre o público consumidor (hábitos e costumes) e que apresenta falta de dados técnicos que indiquem a melhor estratégia de se formatar um produto que atendam às necessidades dos seguradoras, gerando sustentabilidade financeira para as instituições que ofertam o microsseguro.
Abstract: Since, the first two commercial operations, civilizations have developed ways to guard against uncertainties brought about by human actions or natural events, able to bring them damage, whether material or immaterial. Microinsurance is a mechanism to give protection to the gains and achievements of the low income population, and thus a tool to support the growth and progress of this underprivileged class. The objective was to compare, by means of documentary and bibliographic research, the Life Microinsurance service offered by the Banco do Brasil institutions, Caixa Econômica Federal, Banco Palmas and Banco Bradesco. It is classified as exploratory as to the purposes and on the means as literature and documents. Was working aspects of distribution channels, distribution partners, the description and distribution of products offered, claim management and maintenance policy of these institutions in the microinsurance sector life. Was also carried out a comparative study of the products of channels, with regard to the products themselves, the sales, payments and sinister. Showed up the strengths and weaknesses of microinsurance services offered by these institutions. It was noticed that the language of micro addressed by the institutions is not accessible to low-income public. Also it was found that the distribution channels of the four studied institutions are limited, taking into account that there are several options for distribution partners. The deadline for claim settlement Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal and Bradesco are long, not as part of philosophy that is shrouded to microinsurance service, which says that this period should be 24-48 hours. However, Bradesco operates with the worst period of claim settlement. The Banco Palmas is the only financial institution that is closest to microinsurance characteristic in relation to the claim settlement period. In Brazil, create economic opportunity in the microinsurance market is a challenge for the institutions. Because it is a recent segment with new regulations, little knowledge of the consuming public (habits and customs) and a lack of technical evidence to suggest the best strategy to format a product that meets the needs of insurance companies and generate financial returns for institutions that offer microinsurance.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26950
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