Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26915
Tipo: TCC
Título: O portfólio como um método avaliativo no processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Araújo, Isabela Correia de
Orientador: Carvalho, Ana Maria Sá de
Palavras-chave: Portfólio;Avaliação;Portfólio;Evaluation
Data do documento: 2006
Citação: Araújo, I. C.; Carvalho, A. M. S. (2006)
Resumo: Intenta-se um repensar sobre avaliação sem associá-la tão somente a idéia de medir ou atribuir notas, procedimento formal e excludente voltado apenas para aprovação ou reprovação. Aborda-se o conceito de avaliação apartir da evolução que se vem processando ao longo dos anos, resultando na quebra de um paradigma, sinalizando na direção de uma avaliação mediadora, integradora, democrática e participativa; instrumento de aquisição do saber. Objetiva-se avaliar a relevância do portfólio como uma ferramenta de ensino-aprendizagem. Daí porque a metodologia utilizada foi à pesquisa exploratória e pesquisa ação. O instrumento para coleta de dados foi à entrevista semi-estruturada e focalizada, realizada na Universidade Federal do Ceará, mais especificamente nos cursos de Biblioteconomia e Letras. Os resultados indicam sua importância no desenvolvimento da leitura e escrita, apresentando-se como instrumento impar na aplicação da capacidade de reflexão e criatividade dos alunos, tão pouco enfatizadas nas práticas tradicionais de educação.
Abstract: One intends to rethink on evaluation without associating it the idea to measure or so only to attribute notes, formal and exculpatory procedure directed only toward approval or reproving. The evaluation concept is approached to apartir of the evolution that if comes processing throughout the years, resulting in the paradigm in addition, signaling in the direction of a mediating evaluation, integrator, democratic and partnership; instrument of acquisition of knowing. Objective to evaluate the relevance of the portfólio as a teach-learning tool. From there because the used methodology was to the exploitation research and searches action. The instrument for collection of data was to the half-structuralized and focused interview, carried through in the Federal University of the Ceará, more specifically in the courses of Biblioteconomia and Letras. The results indicate its importance in the development of the reading and writing, presenting themselves as odd instrument in the application of the reflection capacity and creativity of the pupils, so little emphasized in practical the traditional ones of education.
Descrição: ARAÚJO, Isabela Correia de. O portfólio como um método avaliativo no processo de ensino-aprendizagem. 2006. 51f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2006.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26915
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_tcc_icaraujo.pdf484,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.