Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26879
Tipo: Resumo
Título : Grupo de música percussiva acadêmicos da casa caiada apresenta “brincante”
Autor : Mendonça, Artur Guidugli
Ramos, Victor Silva
Lima, Rafael de Souza
Santos, Catherine Furtado
Palabras clave : Brincante;Maracatu;Casa Caiada
Fecha de publicación : 2016
Citación : MENDONÇA, Artur Guidugli et al. Grupo de música percussiva acadêmicos da casa caiada apresenta “brincante”. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3)
Resumen en portugués brasileño: Comunicação Oral Não-Convencional. O Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada (GMPACC) é um projeto de extensão integrado ao curso de Música – Licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC), interligado ao Núcleo de Música Percussiva da UFC. Fundado em junho de 2008, o grupo vem desenvolvendo atividades voltadas ao ensino e a pesquisa no âmbito percussivo popular, aliado a propostas de formação artísticas arrojadas. Dentre os eixos de atuação estão contemplados os desfiles carnavalescos, a preparação e apresentação de um espetáculo cênico-percussivo e a produção da Semana de Música Percussiva (SEMUP). Para o segundo semestre de 2016 o grupo apresenta o seu terceiro espetáculo percussivo: Brincante. A história do MARACATU se mistura a história de nossa formação cultural. O espetáculo cênico musical trás em seu desenrolar, através da música percussiva, um pouco desta rica história, abordada sob a ótica dos “brincantes”. Observamos que o reflexo dessa formação perpetua-se até os dias atuais, e assim, a manifestação cultural se insere nessa trajetória histórica. Porém, não menos importante, é a formação do brincante, como elemento primordial, que se apropria desta linguagem para descrever sua arte. Abordaremos a beleza dos brincantes e de sua formação, distinta dentro de um grupo, além da propagação desta manifestação nas diversas regiões do Brasil. O GMPACC conta com a participação de 20 integrantes, sob a coordenação de Catherine Furtado, tendo como bolsistas orientandos Artur Guidugli na direção e Victos Ramos como diretor auxiliar. Rider técnico de som: 02 caixas amplificadas (Voz), 01 caixa amplificada (Violão), 04 microfones (voz), 04 pedestais (microfone) e 01 suporte para violão.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26879
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_agdemendoça.pdf49,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.